GERAL

Assembleia Legislativa do Paraná aprova primeiro Código de Ética e Decoro Parlamentar da história

Deputados estaduais poderão ser advertidos e até perder mandato em caso de quebra das regras estabelecidas. Saiba detalhes.

Assembleia Legislativa do Paraná aprova primeiro Código de Ética e Decoro Parlamentar da história
As punições abrangem práticas como injúria racial, assédio, perturbação da ordem nas sessões, violência política de gênero, entre outros. - Foto: Nani Gois/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) publicou na última segunda-feira (22) o primeiro Código de Ética e Decoro Parlamentar da história da instituição. A partir de agora, todos os deputados estaduais devem seguir as regras definidas no documento

O Código de Ética, com total de 53 artigos, define o comportamento esperado dos parlamentares e as punições para eventuais infrações. Antes da criação do novo Código, os deputados do Paraná seguiam as normas do Regimento Interno, que agora foi revogado.

Leia também:

O novo documento estabelece punições mais rigorosas em casos de quebra de regras e decoro parlamentar. As medidas disciplinares incluem advertência verbal e escrita, suspensão de prerrogativas regimentais, suspensão temporária do exercício do mandato ou até perda definitiva do cargo.

As punições abrangem práticas como “ofensas físicas ou vias de fato a qualquer pessoa, no edifício da Assembleia Legislativa, extensões, ou fora dela, desde que no exercício do mandato”, destaca o texto.

Também serão punidos atos como injúria racial, assédio, importunação sexual, perturbação da ordem nas sessões ou comissões, violência política de gênero, ofensas verbais ou morais, entre outros.

Maringa.Com, com informações do G1 Paraná