Saiba quais filmes brasileiros disputam uma vaga no Oscar 2026
Lista de candidatos foi definida pela Academia Brasileira de Cinema.

A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta segunda-feira (8), a lista de filmes candidatos à vaga de representante do Brasil no Oscar 2026.
Os finalistas são:
- ‘Baby’, dirigido por Marcelo Caetano
- ‘Kasa Branca’, dirigido por Luciano Vidigal
- ‘Manas’, dirigido por Marianna Brennand
- ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kléber Mendonça Filho
- ‘O Último Azul’, dirigido por Gabriel Mascaro
- ‘Oeste Outra Vez’, dirigido por Erico Rassi
Os filmes foram selecionados a partir de uma lista de 16. O escolhido, que vai tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, será divulgado em 15 de setembro, após reunião final dos membros da Academia.
Leia também:
- Paranaense Júlia Soares leva ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística
- Papa canoniza o 1º santo millennial, Carlos Acutis, conhecido como ‘Influencer de Deus’
- Documentário que conta a história da reocupação do Norte do Paraná ganha data de estreia
Como funciona a indicação
Cada país escolhe uma produção representante para a categoria de Filme Internacional. Por isso, a escolha da Academia Brasileira não significa que, automaticamente, o longa brasileiro será indicado.
A partir da lista de representantes mundiais, a Academy of Motion Pictures Arts and Sciences faz uma pré-seleção de filmes que poderão concorrer na categoria.
O favorito para representar o Brasil em 2026 é ‘O Agente Secreto’, o filme mais premiado deste ano no Festival de Cannes — Wagner Moura ganhou como Melhor Ator e Kléber Mendonça Filho levou o prêmio de Melhor Diretor. O longa também tem rodado por festivais importantes de cinema, como os de Telluride e Vancouver, e elogiado pela crítica.
Mas a concorrência é forte: ‘O Último Azul’, por exemplo, foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim e ‘Oeste Outra Vez’ recebeu o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado do ano passado.