Previsão do Simepar indica pouca chuva e muita amplitude térmica no Paraná em agosto
Volume de chuva para Maringá fica entre 50 e 75 milímetros.

O mês de agosto começa nesta sexta-feira (1º) e, de acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as próximas semanas serão de predominância do tempo seco no estado, com chuvas abaixo da média histórica, que já é a mais baixa do ano.
A região noroeste do Paraná, passando por Maringá e descendo até Telêmaco Borba, Cândido de Abreu e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), historicamente, tem um volume de chuva baixo em agosto, entre 50 e 75 milímetros.
Já no Litoral paranaense e em uma faixa que passa pela região sul, Ponta Grossa, e termina no oeste, o volume acumulado de chuva do mês é um pouco maior, entre 75 mm e 100 mm. Em Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, e em todo o sudoeste, chove mais, com volume médio de 125 mm.
Leia também:
- Cataratas do Iguaçu concorre ao “Oscar do Turismo Mundial”; saiba como votar
- Quadra esportiva de Marialva passa por obras de melhorias com investimento de R$ 399 mil
- Taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada
Na primeira quinzena do mês, o tempo seco será intercalado com a passagem de frentes frias, com baixos acumulados de chuva. A primeira já é esperada para a segunda-feira (4). “O final do mês tem previsão de chuva mais organizada, mas ainda assim o volume total de chuvas do mês deverá ficar abaixo da média histórica”, explicou Reinado Kneib, meteorologista do Simepar.
Temperaturas amenas
As temperaturas no Paraná ao longo de agosto devem ficar na média. Como é comum para o mês, amplitudes térmicas serão registradas ao longo dos dias, que terão madrugada e noites geladas e tardes com temperaturas amenas. Na região de Maringá, as máximas chegam a 20ºC.