Primeira edição do ‘Festival Medieval de Maringá’ será realizado em 2026
Evento inspirado na ‘Leiria Medieval’ terá organização direcionada pela vice-presidente da Câmara Municipal da cidade-irmã portuguesa. Saiba detalhes.

Em visita à cidade-irmã Leiria, de Portugal, a comitiva da Prefeitura de Maringá acompanha a organização do evento ‘Leiria Medieval 2025’ para implementação da nova atração turística ‘Festival Medieval’ no calendário do município.
Assim como o ‘Festival Nipo-Brasileiro’, evento tradicional já consolidado que celebra a irmandade entre Maringá e Kakogawa, no Japão, o evento com temática medieval será realizado em parceria com Leiria.
Leia também:
- Dicas de como manter as crianças longe das telas durante as férias escolares
- Além do Titanic: conheça quatro navios naufragados que entraram para a história
- Observatório de Greenwich divulga as imagens finalistas do concurso de fotografias do céu
- Guia Gastronômico: cafeterias para conhecer em Maringá
A primeira edição do festival está prevista para novembro de 2026. No entanto, a organização começa a ser elaborada já em agosto deste ano, com a visita da vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, para contribuir na construção da programação cultural do evento, fortemente inspirada no ‘Leiria Medieval’.
Apesar da orientação portuguesa, o secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca que o ‘Festival Medieval de Maringá’ será construído com participação da comunidade e valorização dos talentos locais.
“A programação será elaborada com base nas características culturais de Maringá, garantindo identidade, envolvimento da população e interação dos artistas locais”, afirma.
A agenda do evento inclui feira de artesanato, gastronomia, apresentações de dança, música e teatro, além de cortejos, exposições, oficinas temáticas, rodas de conversa, orientações sobre plantas medicinais e ervas silvestres comestíveis, entre outras atrações.
Mais informações serão divulgadas em breve.