UEL aprova criação de nova graduação; saiba mais
Curso novidade no interior do Paraná terá duração de cinco anos, com aulas em período integral.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovou a criação do curso de bacharelado em Geologia, o primeiro no Interior do Paraná e o segundo em todo o Estado.
O pedido foi aprovado nesta semana nos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e de Administração (CA) da UEL. O próximo passo é a deliberação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para autorizar a implementação da graduação.
Leia também:
- Confira as novidades que chegam aos streamings em julho de 2025
- Aeroporto de Maringá bate recordes de número de passageiros e voos no primeiro semestre
- Greve dos motoristas do transporte coletivo de Maringá é suspensa temporariamente
- UEM obtém patente de “fungo magnético”; saiba mais sobre a invenção
Situado no Departamento de Geologia e Geomática do Centro de Ciências Exatas (CCE), o curso terá duração de cinco anos, com aulas em período integral e oferta de 20 vagas por ano letivo.
Nas primeiras duas séries, a matriz curricular será formada por matérias também presentes na base dos programas de Engenharia Civil e Agronomia, como Cálculo, Física, Química e Estatística, além de aulas introdutórias de cunho geológico, como Mineralogia e Geologia Geral. A metade final da graduação terá foco em disciplinas específicas da área, como Sedimentologia e Paleontologia.
De acordo com o projeto político-pedagógico da graduação em Geologia, a grade preconiza a formação de profissionais capazes de aplicar os fundamentos técnicos das geociências.
O uso desses conhecimentos não se daria apenas na busca de recursos energéticos e minerais para atender às demandas da sociedade, mas também no desenvolvimento de um raciocínio geológico crítico, compreendendo os fenômenos geológicos, as transformações provocadas pela ação humana no planeta e desafios globais contemporâneos, como as mudanças climáticas.
A graduação na UEL será a sétima do campo a ser oferecida na região Sul e a 33ª no País, contribuindo para preencher o vazio de escolas da área em um raio de 500 quilômetros. Pioneira no Paraná, a formação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) existe desde 1973.