CIDADE

Pioneira será homenageada na Semana Internacional da Mulher

A pioneira Branca de Jesus Camargo Vieira, que foi primeira-dama de 1960 até 1964 e de 1977 a 1982, se destacando como legítima defensora das classes sociais menos favorecidas ao lado do marido João Paulino Vieira Filho, será homenageada na Semana Internacional da Mulher.

Escolhida por “ter uma vida inteira dedicada à promoção e resgate da dignidade”, segundo a secretária da Cultura, Flor Duarte, Dona Branca receberá homenagem na quarta-feira (7), às 16 horas, na Sala Joubert de Carvalho.

Na ocasião, a pioneira será presenteada com um prato, no qual é impressa uma homenagem e irá participar de um chá destinado às mulheres maringaenses.

Outras comemorações também serão realizadas no decorrer da semana, organizadas pela Secretaria da Mulher de Maringá.

Dona Branca chegou em Maringá em 1954, quando estava com 30 anos de idade e a Cidade Canção tinha apenas 7 anos.

Como toda pioneira, a normalista teve de enfrentar dificuldades e superar obstáculos, até se tornar uma das primeiras professoras concursadas do recém-criado Instituto Estadual de Educação.

Mãe de três filhos e educadora carismática, foi na condição de primeira-dama que Dona Branca Vieira viabilizou a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e de outras entidades que até hoje representam valor indiscutível para a sociedade maringaense.

A exemplo da comunidade beneficiada, as ações sociais e o nível de conduta ética e moral de dona Branca Vieira são motivo de reconhecimento e admiração da sociedade, especialmente das pessoas que conviveram com ela os anos marcantes de sua atuação na vida pública.