SAÚDE

Educação promove evento de prevenção ao câncer de pele

A Secretaria da Educação irá promover, nesta quarta-feira (7), das 10 às 11h30 e das 13h30 às 15 horas, no anfiteatro da secretaria, uma etapa do projeto “Saúde à Flor da Pele”.

Destinado aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, o projeto tem como objetivo prevenir o câncer de pele entre este público que sofre com a exposição ao sol durante as aulas.

O projeto “Saúde à Flor da Pele” é o primeiro realizado pela Secretaria da Educação de Maringá que visa a prevenção da doença.

Segundo a coordenadora de Educação Física da Secretaria da Educação, Débora Gomes Zanoni, o evento será norteado por questões que visam estimular o educador a ter uma visão científica e prática sobre o dia-a-dia do profissional da educação.

“Neste intuito, o projeto também visa fazer com que os professores se tornem multiplicadores destes conhecimentos junto aos 15.000 alunos que atendem atualmente”.

Diante disto, será realizada uma palestra com a dermatologista Fabíola Tasca, médica e professora da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Na ocasião, os professores terão, além do acesso ao conhecimento sobre o câncer de pele, a oportunidade de receberem bonés e protetores solares doados por empresas que acreditaram no projeto e estão contribuindo na ação.

No Brasil, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde.

No entanto, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD advertem, “a exposição ao sol de forma inadequada pode levar a inúmeros prejuízos à pele e ainda é a responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil -o câncer da pele”.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer - INCA prevêem 55.480 casos novos para o sexo masculino e 61.160 para sexo feminino.

“Nessa perspectiva e com intuito de realizar ações diferenciadas, também com o objetivo de diminuir, a longo prazo, a incidência da doença, acreditamos que uma ação junto aos professores de educação física da Rede Municipal de Ensino poderá contribuir na Campanha contra o Câncer de Pele”, explica a coordenadora.

Os professores de Educação Física foram escolhidos tendo em vista que se encontram expostos ao sol, justamente em horários que a SBD, recomenda a não exposição, ou seja, das 10 às 16 horas (horário de verão) e das 9 às 15 horas.

Além de evitar a exposição, a SBD recomenda como prevenção o uso de filtros solares, com reaplicação a cada duas horas e Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 15, o uso de camisetas, chapéus ou bonés e consultas periódicas ao dermatologista.

A Secretaria da Educação fica no antigo prédio da Companhia Melhoramentos, localizado na avenida Duque de Caxias, esquina com rua Joubert de Carvalho.

Informações: Débora Gomes – Coordenadora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, 3221-6915.