Correios vão auxiliar aposentados que possam ter sido vítimas da fraude a partir de 30 de maio
Atendimento presencial estará disponível em 4.730 agências.

A partir de 30 de maio, os Correios passarão a atender presencialmente aposentados que possam ter sido vítimas da fraude do INSS. O anúncio foi feito pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (22).
A Dataprev — sistema eletrônico com informações sobre os aposentados — será entregue aos Correios na próxima terça-feira (27) e os funcionários passarão por um treinamento. Ao todo, 4.730 agências de todo o Brasil prestarão o serviço.
A medida tem como objetivo atender beneficiários mais vulneráveis ou que tenham dificuldades de acesso à tecnologia, como explicou o ministro: “Embora nós saibamos do contingente enorme de pessoas que se comunicam que acessam o INSS através do aplicativo Meu INSS e do 135, nós sabemos que existe aquelas pessoas que preferem o atendimento nas agências, presenciais”.
Leia também:
- Saiba como regularizar o título cancelado pela Justiça Eleitoral
- Lei da gratuidade de passagens de ônibus intermunicipais para idosos entra em vigor
- Plataforma Estopim chega a Maringá e Londrina com exposição itinerante em mala
De acordo com o último balanço divulgado pelo INSS, nesta terça-feira (20), 1,74 milhão de aposentados e pensionistas já solicitaram reembolsos dos valores descontados, a maioria por meio do aplicativo ou pelo número 135.
O INSS também alerta para tentativas de golpes e explica que não faz ligações telefônicas ou envio de mensagens SMS, por e-mail, WhatsApp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.
As informações serão divulgadas exclusivamente no site do INSS e redes sociais oficiais do INSS, com o símbolo de conta verificada.
Em caso de dúvidas, a central de teleatendimento 135 está disponível.