CULTURA

Espetáculo de dança ‘Myrtha’ faz apresentação gratuita em Maringá nos dias 22 e 23 de maio

Sucesso de público em 2023, projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo passa por outras quatro cidades do Paraná.

Espetáculo de dança ‘Myrtha’ faz apresentação gratuita em Maringá nos dias 22 e 23 de maio
‘Myrtha’ revisita o segundo ato do balé Giselle, focando na personagem que dá nome ao espetáculo. - Foto: Divulgação/Max Miranda

A CED - Cia Experimental de Dança estreia a segunda temporada do espetáculo ‘Myrtha’ com uma circulação por cinco cidades do Paraná: Marialva, Umuarama, Cianorte, Maringá e Terra Boa. O projeto teve sua estreia em 2023, conquistando sucesso absoluto de público, e nesta nova temporada é viabilizado por meio do edital Profice – Repasse Direto (Lei Paulo Gustavo). As apresentações são gratuitas, com classificação livre, audiodescrição e a circulação também oferecerá oficinas com conteúdo teórico e estudos voltados à dança contemporânea.

‘Myrtha’ revisita o segundo ato do balé Giselle, focando na personagem que dá nome ao espetáculo: Myrtha, a líder das willis, espíritos de mulheres que, traídas pelos homens que amaram, retornam do mundo dos mortos em busca de vingança.

Créditos: Divulgação/Max Miranda

A montagem propõe reflexões potentes sobre como os movimentos da dança contemporânea se opõem, convergem ou reinventam narrativas a partir de um balé clássico e mundialmente conhecido. Como Myrtha pode ajudar a subverter o senso comum que retrata mulheres apenas como vítimas, criando um universo em que elas resistem — e revidam? E o que Myrtha faria com as almas dos homens mortos pelas willis em sua jornada de vingança? Esses são alguns dos questionamentos que atravessam a cena e convidam o público a reimaginar papéis, mitos e histórias.

A temporada começa com apresentações em Marialva (15 e 16 de maio), segue para Umuarama (17 e 18 de maio), Maringá (22 e 23 de maio), Cianorte (24 e 25 de maio) e finaliza em Terra Boa (29 e 30 de maio).

Leia também:

“O espetáculo se propõe a fantasiar sobre o convívio de Myrtha com os fantasmas masculinos, sua relação hierárquica, a encenação do casamento que não houve e outros ecos do que poderia ter sido. Giselle e as demais willis são presenças diáfanas, vestidos sem corpos a recobrir”, comenta a bailarina Ludmila Castanheira.

“Estamos muito felizes em apresentar novamente este trabalho, que é um marco no currículo da companhia. Buscamos inspirações na história desse balé, revisitando pela perspectiva de Myrtha, antiga e acolhedora de corações partidos, capaz de tecer outra narrativa, distinta daquelas em que as mulheres são sempre vitimizadas”, diz o diretor, coreógrafo e bailarino André Miranda.

Para prestigiar as apresentações, basta comparecer. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão, nos respectivos locais. As oficinas requerem inscrição prévia pelo link disponível na bio do perfil da companhia.

Todas as informações podem ser conferidas no perfil da CED no Instagram: @ced_danca

Serviço

MARIALVA
APRESENTAÇÕES
Quando: 15 e 16 de maio - às 20h
Onde: Cine Teatro Sônia Maria Silvestre
OFICINAS - 16 de maio
09h: Mulheres más: como somos vistas se desobedecemos - Ludmila Castanheira
Local: Cine Teatro Sônia Maria Silvestre
11h : Oficina de dança contemporânea - André Miranda
Local: Academia Corpo e Ação - Cia Elenco - Rua Washington Luiz, 993 - Jardim Jaguaruna
Inscrições neste link.

UMUARAMA
APRESENTAÇÕES
Quando: 17 e 18 de maio - às 20h
Onde: Teatro do Centro Cultural Vera Schubert - Av. Rio Branco, 3633 - Zona I, Umuarama - PR

OFICINAS - 18 de maio
09h: Mulheres más: como somos vistas se desobedecemos - Ludmila Castanheira
Local: Centro Cultural Vera Schubert - 3º andar - Av. Rio Branco, 3633 - Zona I, Umuarama - PR
11h: Oficina de dança contemporânea - André Miranda
Local: Centro Cultural Vera Schubert - sala 2 - Av. Rio Branco, 3633 - Zona I, Umuarama - PR
Inscrições neste link.

MARINGÁ
APRESENTAÇÕES
Quando: 22 e 23 de maio - às 20h
Onde: Teatro Reviver Magó - Av. Juscelino Kubitschek - Praça Todos os Santos

CIANORTE
APRESENTAÇÕES
Quando: 24 e 25 de maio - às 20h
Onde: Centro de Cultural José Sucaiar (Zé do Asfalto) - Av. América, nº 4000 - Novo Centro

OFICINAS - 24 de maio
09h: Mulheres más: como somos vistas se desobedecemos - Ludmila Castanheira
Local: Auditório FLICIA - Festa Literária de Cianorte (Praça da República) - Rua Centro Cívico, 100
25 de maio
11h: Oficina de dança contemporânea - André Miranda
Local: Grand Ballet Estúdio de Artes - Av. Brasil, 203 - Zona 1 - Cianorte
Inscrições neste link.

TERRA BOA
APRESENTAÇÕES
Quando: 29 e 30 de maio - às 20h
Onde: Centro de Eventos Terra Brasil - R. Emílio Cândido Broetto, Terra Boa

OFICINAS - 30 de maio
09h: Mulheres más: como somos vistas se desobedecemos - Ludmila Castanheira
Local: Centro de Eventos Terra Brasil - R. Emílio Cândido Broetto, Terra Boa
11h: Oficina de dança contemporânea - André Miranda
Local: Centro de Eventos Terra Brasil - R. Emílio Cândido Broetto, Terra Boa
Inscrições neste link.

Assessoria de imprensa/Maringaense Cultural