EDUCAÇÃO

UEM abre inscrições para Vestibular de Inverno nesta quinta (15)

Ao todo, serão oferecidas 936 vagas em 70 cursos de graduação, distribuídos entre todos os campi da universidade.

UEM abre inscrições para Vestibular de Inverno nesta quinta (15)
As inscrições ficam abertas até 4 de junho, no site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU). - Foto: Reprodução

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começam nesta quinta-feira (15). O concurso oferta 936 vagas — 594 para ampla concorrência e 342 para políticas afirmativas de cotas — em 70 cursos de graduação, distribuídos entre o campus sede de Maringá e outros cinco campi da instituição: Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Confira o edital completo.

As inscrições ficam abertas até 4 de junho, no site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU). O prazo para o pagamento da taxa, por meio de código Pix, segue aberto até 6 de junho e têm direito à isenção candidatos inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

As provas serão aplicadas em 13 de julho nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

Leia também:

Para o vestibular, seguem válidas as mudanças promovidas pela CVU em 2023. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes - os cursos escolhidos não precisam ser de uma mesma área.

Outras alterações dizem respeito à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas, ainda assim, terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.

Novidades

A partir deste ano, ao curso de Informática passa a se chamar Engenharia de Software. A graduação, com o mínimo de cinco e o máximo de nove anos de duração, é ofertada no câmpus de Maringá, no turno da noite. No Vestibular de Inverno, são ofertadas 11 vagas para o curso, sendo oito para ampla concorrência e três para cotas.

Outra novidade é a oferta de vagas para novos cursos de graduação da UEM - Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU).

Maringa.Com, com informações da ASC UEM
Por Vanessa Santa Rosa