VACINAÇÃO

Com atraso na entrega de vacinas, Maringá mantém imunização de população geral com 42 anos ou mais

Prefeitura explica que o cronograma tem sido adaptado de acordo com a disponibilidade de doses no município e que nova carga chegará até sábado (26)

Com atraso na entrega de vacinas, Maringá mantém imunização de população geral com 42 anos ou mais
A expectativa da Secretaria é de que até a noite desta sexta-feira (25) todos os municípios já tenham doses disponíveis para aplicação. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

A campanha de vacinação em Maringá segue destinada à população geral com 42 anos ou mais. Com a desaceleração na baixa das idades para imunização, a prefeitura explica que o cronograma tem sido adaptado de acordo com a disponibilidade de doses no município. 

Na semana passada a faixa etária de vacinação havia avançado dois anos por dia, nesta semana, as idades diminuíram um ano por dia e o foco foi a aplicação da segunda dose na população que está com a imunização atrasada. 

Em entrevista concedida à CBN Maringá, o prefeito Ulisses Maia afirmou que a previsão era de que chegassem mais vacinas ainda hoje (25), mas com o atraso, o cronograma se manteve destinado a população geral com 42 anos ou mais para garantir a aplicação da 1ª dose no público maringaense.

“As vacinas já estão em Curitiba. A Secretaria de Estado da Saúde deve distribuir para Maringá e demais cidades na noite desta sexta-feira ou na manhã de sábado. Caso as vacinas cheguem no sábado, podemos fazer um plantão no sábado mesmo e no domingo, diminuindo as idades” afirmou Maia. 

O prefeito afirmou que de acordo com o atual cronograma de compra e entrega de vacinas para os municípios, os maringaenses não precisam se preocupar com a falta de doses. “Hoje o Ministério está equacionando bem a compra das vacinas, coisa que não estava sendo feita tempos atrás” finalizou. 

200 MIL MARINGAENSES VACINADOS - Nesta quinta-feira (24), Maringá atingiu a marca de 200 mil pessoas vacinadas com a 1ª dose. O número representa 56% da população adulta imunizada com a 1ª dose contra covid-19. “Vamos avançar cada vez mais, cobrando vacinas do Ministério da Saúde para imunizar toda a população”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. 

Maringá foi uma das primeiras cidades do Estado a vacinar trabalhadores da limpeza urbana, grávidas e puérperas sem comorbidades e a atingir 100% dos grupos prioritários.

Locais e horários de vacinação desta sexta-feira (25):

População geral com 42 anos ou mais:

  • 8 às 17 horas - Secretaria de Saúde

Aplicação da 2ª dose:

  • 9 às 16 hORAS - UBS Morangueira e UBS Vila Operária

MAIS IMUNIZANTES - O Paraná recebeu 439.340 vacinas contra a Covid-19 na tarde desta quinta-feira (24), referente à 27ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. São 211.200 doses da CoronaVac/Butantan, 136.890 da Pfizer/BioNTech e 91.250 da Janssen.

A expectativa da Secretaria é de que até a noite desta sexta-feira (25) todos os municípios já tenham doses disponíveis para aplicação. “Pretendemos iniciar a distribuição ainda nesta quinta-feira para a Capital e para os demais municípios na sexta. Disponibilizamos toda a logística necessária, incluindo os aviões do Governo do Estado. Algumas Regionais devem retirar presencialmente via terrestre”, disse o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior.

Maringa.Com