Títulos de brasileiros com situação eleitoral irregular serão cancelados após 19 de maio
Saiba como fazer a regularização na Justiça Eleitoral.

O prazo para regularização da situação eleitoral está chegando ao fim. Segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 5,3 milhões de brasileiros têm alguma pendência, que devem ser revertidas até 19 de maio para evitar o cancelamento do título.
É necessário regularizar a situação eleitores que não votaram por três turnos consecutivos, não justificaram a ausência e nem pagaram as multas.
Além da perda dos direitos de voto nas eleições, o cancelamento do título de eleitor causa diversas restrições, como não conseguir tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.
O cancelamento não vale para menores de 18 anos e maiores de 70 anos. Nesses casos, o voto é facultativo.
Leia também:
- Setores de serviço e comércio impulsionam criação de empregos formais na região de Maringá em março
- Concurso da Receita Estadual do Paraná tem concorrência de 346 candidatos por vaga
- Brasil sobe cinco posições no ranking de IDH das Nações Unidas
Como regularizar?
A regularização pode ser feita por três métodos: presencialmente, nos cartórios eleitorais, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.
É possível conferir se está na lista de pessoas que podem ter o título cancelado clicando no menu "Consultar a situação eleitoral".
Em seguida, as multas eleitorais pela ausência nas votações devem ser pagas por meio de boleto, Pix ou cartão. O processamento do pedido de regularização pode ser acompanhado eletronicamente.