CULTURA

Mariela Lamberti lança livro ‘Pátria-Mãe’ neste sábado (10), em Maringá

Primeira dramaturgia da autora mistura memórias, ficção e poesia ao contar as transformações trazidas pela maternidade à vida de uma atriz. Evento terá distribuição gratuita de exemplares.

Mariela Lamberti lança livro ‘Pátria-Mãe’ neste sábado (10), em Maringá
“Pátria-Mãe nasce como um resíduo artístico do meu trabalho de doutorado e entrelaça histórias pessoais com narrativas plurais de outras mães", explica a autora, Mariela Lamberti. - Foto: Divulgação/Isa Angioletto e Augusto Perego

A atriz e psicóloga Mariela Lamberti lança neste sábado (10), às 17h, no Espaço Solagasta, seu primeiro livro de dramaturgia: ‘Pátria-Mãe’. O evento contará com recepção, leitura cênica, bate-papo, sessão de autógrafos e a distribuição gratuita do livro. A ação é viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti - principal fomento municipal à cultura da Maringá - e tem classificação indicativa livre.

Em ‘Pátria-Mãe’, Mariela Lamberti transforma o palco em oceano e a maternidade em travessia. Entre memória, ficção, poesia e humor, a dramaturgia narra a trajetória de uma atriz que se torna mãe e descobre em si a força e a vulnerabilidade das baleias — mamíferos que escolhem cada fôlego, nunca dormem profundamente e cantam para se manterem vivos.

Entre noites interrompidas, brinquedos espalhados e um tempo que escorre pelas mãos, a peça convida o público a refletir sobre a construção da identidade, a passagem do tempo e as contradições da maternidade. A obra se expande no Caderno de (mãe) Artista, um registro fragmentado do processo criativo em que a autora tece os fios entre vida e arte.

Leia também:

Mariela Lamberti é atriz, escritora e psicóloga. Doutora pelo Instituto de Artes da UNESP e mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP, com pesquisas sobre gênero, feminismo e autoficção nas artes. Sua trajetória percorre o teatro, a escrita, a memória e a psicanálise, fazendo-a transitar entre a cena e a palavra.

“Pátria-Mãe nasce como um resíduo artístico do meu trabalho de doutorado e entrelaça histórias pessoais com narrativas plurais de outras mães. Esse encontro entre cena e palavra atravessa meu trabalho tanto no palco quanto na clínica. As ilustrações, assinadas por Keila Freire, trouxeram a poesia e a ludicidade necessárias para esse mergulho”, conta a autora.

O lançamento também será um espaço de troca e reflexão, com a presença de convidadas especiais: as atrizes Carolina Damião e Claudiane Fonseca juntamente com Mariela farão uma leitura cênica de trechos do livro, logo após a psicóloga Eloá Moscheta e a psicanalista Angela Silva irão conversar com a autora sobre temas que atravessam a dramaturgia.

Serviço

Lançamento do livro “Pátria-Mãe” de Mariela Lamberti
Quando: sábado, 10 de maio, às 17h
Onde: Espaço Solagasta - R. Prof. Itamar Orlando Soares, 181 - Zona 7, Maringá
Classificação indicativa: livre
Entrada e distribuição gratuita do livro com sessão de autógrafos.

Maringa.Com, com assessoria de imprensa