GERAL

Hospital Universitário da UEM elege nova direção no dia 8

O Hospital da Universidade Estadual de Maringá terá eleições, no dia 8 de março, para a escolha do novo superintendente e dos diretores do HU.

Conforme portaria assinada pelo reitor Décio Sperandio, regulamentando as eleições, além de professores graduados em cursos da área de saúde com atividade didática no HU, técnicos-administrativos nesta condição também poderão ser candidatos ao posto máximo do hospital.

O voto das três categorias de votantes terá praticamente o mesmo peso: 35% professores e técnicos, e 30% para alunos.

Vale lembrar que, no caso dos estudantes, poderão participar da eleição alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia, do primeiro ao último ano.

O mandato do superintendente será encerrado ao fim do mandato do reitor e vice-reitor, ou seja, em outubro de 2010.

Já, os diretores terão mandato de dois anos.

Além do diretor Médico, serão escolhidos o diretor de Enfermagem, de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, do Hemocentro Regional, e o diretor-administrativo.

O prazo para inscrição de candidaturas termina, amanhã (28).

A eleição ocorrerá no dia 8.

A votação será realizada das 6h30 às 21 horas.

O resultado sairá no dia 9, com a posse dos eleitos prevista para acontecer no dia 15 de março.

Desde a posse da atual administração central da UEM, tanto o superintendente como os diretores do HU e do Hemocentro vêm exercendo o cargo interinamente, depois de terem sido nomeados pelo reitor Décio Sperandio.

Ao nomeá-los, o reitor assumiu o compromisso de convocar as eleições e, no dia 9 deste mês, assinou uma nova portaria definindo os critérios da escolha, com algumas mudanças em relação aos pleitos passados.

A principal mudança é a abertura para que técnicos-administrativos também possam ser candidatos a superintendente, desde que, entre outras coisas, seja formado em curso da área de saúde com atividade didática no HU.

O presidente da comissão eleitoral é o professor Sérgio Yamada, do curso de Medicina..