ESPORTE

Vila Olímpica deverá ser entregue no aniversário de Maringá

Engenheiros e técnicos responsáveis pela conclusão da Vila Olímpica de Maringá asseguraram ao prefeito Silvio Barros que a primeira etapa das obras do complexo estarão concluídas até 10 de maio deste ano, dia em que a cidade vai comemorar seus 60 anos de fundação.

A garantia de entrega nesse prazo foi feita durante visita de inspeção realizada pelo prefeito na tarde de quarta-feira (28).

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação, Walter Progiante e da secretária dos Esportes e Lazer, Edith Dias, o prefeito Silvio Barros percorreu quase que a totalidade da área de 121.500 m² que, nesta primeira etapa de obras, está ganhando um parque aquático dotado de piscina olímpica medindo 50m X 25m, piscina semi-olimpica de 25m X 15m, 20 alojamentos com capacidade para acomodar 80 atletas e um velódromo para a prática de ciclismo – composto por uma pista com 7,55 metros de largura, arquibancadas e uma pista central de skate.

O conjunto de obras está sendo executado ao custo de R$ 5,988 milhões e segue todas as normas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC – e federações internacionais de esportes aquáticos.

“Este complexo esportivo foi planejado para servir de referência à região sul no desenvolvimento de atletas, técnicos e equipes de alto rendimento”, destacou Silvio Barros.

Para o secretário Walter Progiante, depois da conclusão da primeira etapa virá a fase de finalização de obras complementares da infra-estrutura.

“Para a segunda e terceira etapas estão previstas a cobertura das piscinas, a construção da pista de atletismo, de quadras de areia, paisagismo, estacionamento e, por fim, uma passarela para pedestres sobre a Avenida Colombo”, explica.

O Parque Aquático – para provas de natação, pólo aquático e outras modalidades – é composto por duas piscinas com dimensões oficiais para competições, em alvenaria, concreto armado, revestimentos adequados e demais equipamentos necessários para a prática segura de esportes olímpicos.

As piscinas semi-olímpica e olímpica serão utilizadas para treinamento em natação e em competições oficiais, insclusive de nado sincronizado.

Para isso, as profundidades maiores de cada uma atingem 2,04 e 2,51 metros, respectivamente.

No momento, as obras das duas piscinas envolvem trabalhos de impermeabilização, com a fixação de camada de manta asfáltica e vedação das paredes para aplicação dos azulejos.

Na área inferior das piscinas está em construção a casa de máquinas, com depósitos para filtros, tubulações, previsão para aquecimento e outros equipamentos, incluindo uma área de visualização do desempenho do atleta dentro da piscina.

Os módulos de alojamentos, construídos nesta primeira etapa de obras, poderão ser utilizados como dormitórios ou residências temporárias para 80 atletas de alto rendimento, técnicos, professores e árbitros.

Cada módulo é composto por uma sala de estar e trabalho com cozinha integrada, dois dormitórios com capacidade para duas pessoas em cada ambiente e área de serviço.

Informações: 3221-1425 / 3221-1290 (Seduh)