INFRAESTRUTURA

Maringá é líder em vias com arborização e rampas para cadeirantes, aponta IBGE

Índices ultrapassam 70% e 90%, respectivamente. Confira levantamento.

Maringá é líder em vias com arborização e rampas para cadeirantes, aponta IBGE
Maringá lidera o ranking entre os municípios com mais de 100 mil habitantes e também apresenta os melhores números em relação às capitais brasileiras. - Foto: Instagram @maringacom

Maringá é destaque nacional e tem a maior porcentagem de habitantes que moram em vias com rampas para cadeirantes e com a presença de árvores. São 77,73% dos moradores moram em vias com rampa e 98,6% em vias arborizadas.

Os dados são do Censo Demográfico 2022 e foram divulgados nesta quinta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Conforme levantamento, Maringá lidera o ranking entre os municípios com mais de 100 mil habitantes e também apresenta os melhores números em relação às capitais brasileiras.

Leia também:

No recorte de vias com rampas de acessibilidade, Itapevi (SP), por exemplo, registrou 1,3% de moradores nesta condição. Os dados da pesquisa mostram que, no Brasil, 66,0% vivem em vias com presença de árvores. Entre as capitais, o maior índice é de Campo Grande (MS), com 91,41%.

Para garantir estruturas mais seguras e acessíveis, a Prefeitura tem realizado a substituição das rampas de acessibilidade metálicas por estruturas em cimento ou paver. O contrato vigente prevê a substituição de 18 rampas, com investimento de cerca de R$ 200 mil.

Além disso, a administração municipal iniciou as discussões para revisão do Plano de Arborização Urbana (PGAU). O objetivo é buscar boas práticas para atualização do plano e novas soluções para a arborização urbana.

“Será implementado o Programa de Restauração Ecológica em Fundos de Vale, com foco no Sistema Agroflorestal, para recuperação de áreas degradadas em fundos de vale integrando árvores nativas, frutíferas e plantas alimentícias com práticas agrícolas sustentáveis”, disse o diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, José Roberto Behrend.

Prefeitura de Maringá