Conheça a história de Nova Maringá, cidade no interior do Mato Grosso
“Filha” do município paranaense foi fundada em 1991. Saiba mais.

Você sabia que Maringá possui uma “filha”? Nova Maringá, cidade no interior do Mato Grosso, surgiu a partir da colonização de seringueiros e fazendeiros no norte do estado mato-grossense.
Especificamente no dia 26 agosto de 1969, o português Antônio José da Silva estabeleceu as primeiras bases de fundação da futura cidade, à qual deu o nome de “Nova Maringá”.

A escolha do nome pelo colonizador português não é coincidência e tem ligação direta ao município paranaense fundado em 1947. Antes de se estabelecer no Mato Grosso, Antônio foi residente de Maringá e, seja por falta de criatividade ou homenagem, o nome foi repetido e eternizado em seu novo lar com o termo “Nova” para distinção entre as duas localidades.
Leia também:
- Homem é multado pela Polícia Ambiental do Paraná por venda de pinhão ‘verde’
- Prefeitura de Marialva abre novo PSS para contratação de profissionais; saiba como se candidatar
- Centro Esportivo Miosótis e Vila Olímpica oferecem aulas gratuitas de atletismo
- Com ganhador de Maringá, Nota Paraná divulga vencedores do sorteio de abril; confira
Apesar dos primeiros passos da cidade Nova Maringá terem sido registrados na década de 60, o maior fluxo de colonização na área ocorreu em 1978 e, somente em 1991, o município foi oficialmente criado através da Lei Estadual n° 5.898, no dia 19 de dezembro.
Atualmente Nova Maringá conta com cerca de 5.840 habitantes. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2022, em comparação ao levantamento de 2010, a cidade teve queda de 11,2% no número da população. A economia da cidade é baseada no extrativismo vegetal e pecuária. O município conta com áreas de 11 mil km².
Além disso, a cidade “filha” de Maringá é uma das mais quentes da região Centro-Oeste do Brasil. O calor é tanto que, em 2020, o município registrou a maior temperatura do país ao atingir 44,8°C.