GERAL

Conheça a história de Nova Maringá, cidade no interior do Mato Grosso

“Filha” do município paranaense foi fundada em 1991. Saiba mais.

Conheça a história de Nova Maringá, cidade no interior do Mato Grosso
Antônio “Toninho” da Silva com o engenheiro Simeão Lopes no marco inicial de Nova Maringá. - Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Maringá

Você sabia que Maringá possui uma “filha”? Nova Maringá, cidade no interior do Mato Grosso, surgiu a partir da colonização de seringueiros e fazendeiros no norte do estado mato-grossense.

Especificamente no dia 26 agosto de 1969, o português Antônio José da Silva estabeleceu as primeiras bases de fundação da futura cidade, à qual deu o nome de “Nova Maringá”.

Nova Maringá fica localizada na região norte do Mato Grosso e conta com pouco mais de 5 mil habitantes. Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Maringá

A escolha do nome pelo colonizador português não é coincidência e tem ligação direta ao município paranaense fundado em 1947. Antes de se estabelecer no Mato Grosso, Antônio foi residente de Maringá e, seja por falta de criatividade ou homenagem, o nome foi repetido e eternizado em seu novo lar com o termo “Nova” para distinção entre as duas localidades.

Leia também:

Apesar dos primeiros passos da cidade Nova Maringá terem sido registrados na década de 60, o maior fluxo de colonização na área ocorreu em 1978 e, somente em 1991, o município foi oficialmente criado através da Lei Estadual n° 5.898, no dia 19 de dezembro.

Atualmente Nova Maringá conta com cerca de 5.840 habitantes. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2022, em comparação ao levantamento de 2010, a cidade teve queda de 11,2% no número da população. A economia da cidade é baseada no extrativismo vegetal e pecuária. O município conta com áreas de 11 mil km².

Além disso, a cidade “filha” de Maringá é uma das mais quentes da região Centro-Oeste do Brasil. O calor é tanto que, em 2020, o município registrou a maior temperatura do país ao atingir 44,8°C.

Maringa.Com