ALERTA

Homem é multado pela Polícia Ambiental do Paraná por venda de pinhão ‘verde’

Consumo de sementes imaturas pode causar danos à saúde. Entenda.

Homem é multado pela Polícia Ambiental do Paraná por venda de pinhão ‘verde’
Carga com cerca de 100 kg de pinhões impróprios foi apreendida em Guarapuava. - Foto: Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental do Paraná aplicou multa de R$ 600 em homem flagrado com mais de 100 kg de pinhões “verdes”, ou seja, sementes imaturas e impróprias para consumo. O caso ocorreu nesta terça-feira (8), em Guarapuava.

Em depoimento à corporação, o homem admitiu ter colhido os pinhões ainda imaturos de uma propriedade privada para revender. Todas as sementes foram apreendidas.

"Ele entrou na mata e colheu. Estava na estrada quando foi abordado. Como as áreas rurais são extensas, muitas vezes o proprietário nem tem conhecimento", explicou a polícia ao g1 PR.

Leia também:

No Paraná, a comercialização de pinhão imaturo é considerada um ato infracional por razões de saúde, mas também ambientais. Além do risco à saúde pelo consumo antes do ponto ideal, a araucária, árvore que produz o pinhão, está ameaçada de extinção e a colheita das sementes imaturas impede a reprodução natural da espécie.

Para cultivar a espécie, o Instituto Água e Terra (IAT) regula e fiscaliza a colheita e comercialização do pinhão, garantindo que apenas sementes maduras sejam utilizadas para evitar impactos negativos na reprodução da araucária.

Pinhão ‘verde’ e seus riscos à saúde

Antes do ponto ideal para consumo, os pinhões possuem alto teor de umidade no seu interior, o que favorece o crescimento de fungos e torna-os potencialmente tóxicos ao organismo.

Entre os principais efeitos colaterais de seu consumo estão a má digestão, náuseas e constipação intestinal. Confira, a seguir, dicas para escolher um pinhão maduro e de qualidade:

Aparência da casca

Procure por pinhões com casca marrom nas pontas e amarelada no restante. A casca deve ser firme, brilhante e sem manchas ou furos. Os pinhões imaturos são esbranquiçados e possuem pontas verdes.

Teste de firmeza

Aperte o pinhão. Ele deve ser firme e não ceder à pressão dos dedos. Pinhões “verdes” ou velhos tendem a ser mais leves e menos resistentes.

Teste de flutuação

Ao cozinhar, observe se os pinhões flutuam. Os que ficam na superfície podem estar estragados e devem ser descartados.

Maringa.Com, com informações do g1