SAÚDE

Enfermeira do HUM lança guia de tratamento de feridas

A Sociedade Médica de Maringá será palco do lançamento do livro Guia Terapêutico para tratamento de Feridas, escrito pela enfermeira e presidente da Comissão Multiprofissional de Tratamento de Feridas do Hospital Universitário de Maringá (HUM), Marli Aparecida Joaquim Balan.

A solenidade será realizada quarta-feira (28), às 20h30, e vai contar com a presença do vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mário Azevedo, e de representantes de instituições de saúde e de ensino do município.

Historicamente, o tratamento de feridas vem atravessando mudanças, tanto no que diz respeito aos princípios que o norteiam como no que se refere às técnicas e produtos dos quais se utiliza.

Na Antiguidade, as feridas eram tratadas de forma empírica.

Empregavam-se desde teia de aranha, mel e carne fresca até tinta, gema de ovo e outros produtos, com pouca fundamentação científica.

Atualmente, as novas tendências estão baseadas e fundamentadas, proporcionando recuperação mais rápida e eficaz.

Marli Balan diz que a idéia de escrever o livro nasceu da experiência de profissionais envolvidos com clientes portadores de feridas, através da atuação da Comissão Multiprofissional de Tratamento de Feridas do HUM, criada em 2000, com objetivo de trazer atualização e tratamento na área. Segundo Balan, “o livro é um guia que padroniza e descreve cada ferida, começando da avaliação, guiando o aluno, professor, enfermeiro até a execução do tratamento”.

A enfermeira Marli Balan do HUM é especialista em Estomaterapia pela Universidade de São Paulo; supervisora do Ambulatório de Especialidades do Hospital Regional de Maringá; coordenadora do programa Regional de Atenção ao Estomizado; além de presidente da Comissão Multiprofissional de Tratamento de Feridas.

Ficha técnica do livro

O Guia Terapêutico para tratamento de Feridas

2006 - 1ª Edição

ISBN:85-88489-82-1

95 páginas

Formato: 13,5x20,5

R$ 35,00