Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos
Ação para não vacinados segue até 16 de junho em Maringá. Saiba mais.

A Secretaria de Saúde de Maringá iniciou uma campanha de vacinação contra o HPV para o resgate de jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina. A ação, que acompanha a estratégia do Ministério da Saúde, segue até o dia 16 de junho e espera vacinar mais de 9 mil pessoas na cidade.
O esquema vacinal para essa idade é de dose única e o imunizante está disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município - com exceção da UBS Vila Operária.
Leia também:
- ‘Cuida Paraná’ abre 200 vagas de capacitação profissional em Maringá e região
- Corrida Bem Paraná acontece em Maringá no dia 6 de abril; saiba como se inscrever
- Confira a programação completa da Copa Paranaense de Balonismo em Maringá
- Prefeitura de Alto Piquiri abre PSS com salário de até R$ 17,1 mil
O HPV (Papilomavírus Humano) é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, podendo causar verrugas genitais e até tumores malignos. A vacina contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é fundamental na prevenção de cânceres do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. “Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos e se manifestar na fase adulta, quando a pessoa já não pode mais tomar a vacina. Além disso, muitas pessoas que não apresentam sinal ou sintoma não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo”, explica a coordenadora de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde, Edlene Goes.
Para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF. Os jovens devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Quem já recebeu a dose anteriormente não será vacinado.