Prefeitura orienta comunidade a eliminar focos do mosquito da dengue; saiba como
Maioria dos criadouros do Aedes aegypti é encontrada dentro dos imóveis da cidade.

A Prefeitura de Maringá reforça a importância da comunidade redobrar as medidas de prevenção contra a dengue. De acordo com o último boletim epidemiológico, o município já registrou 452 casos da doença desde o início do ano.
A Secretaria de Saúde intensificou as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, mas reforça que a colaboração dos moradores é essencial para evitar novos casos da doença.
O 1º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) de 2025 apontou que 40% dos focos do mosquito foram encontrados por agentes de combate às endemias dentro das residências em pequenos recipientes, como vasos e pratos para plantas, vasilhas de água para animais domésticos, bandejas de degelo de geladeiras, calhas, pequenas fontes ornamentais e materiais de construção.
Leia também:
- ‘Cuida Paraná’ abre 200 vagas de capacitação profissional em Maringá e região
- Corrida Bem Paraná acontece em Maringá no dia 6 de abril; saiba como se inscrever
- Confira a programação completa da Copa Paranaense de Balonismo em Maringá
- Prefeitura de Alto Piquiri abre PSS com salário de até R$ 17,1 mil
“Infelizmente, tivemos a confirmação do primeiro óbito por dengue em Maringá neste ano. A vítima é uma mulher de 40 anos, que faleceu no dia 3 de março. Esse caso acende um alerta ainda maior para a importância das medidas de prevenção. Para esse combate da dengue, precisamos do apoio da população”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
A principal orientação é que a população faça vistorias em casa pelo menos uma vez por semana. A mobilização é para que cada pessoa separe 10 minutos do dia e realize uma expedição em casa e nos quintais, com atitudes simples que podem eliminar focos do mosquito da dengue.
Tampar caixas d’água, ralos e pias, colocar areia nos vasos de plantas, retirar a água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lavar com água e sabão são algumas das ações recomendadas.
As denúncias de locais com potenciais focos da dengue podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156 ou aplicativo Ouvidoria 156 Maringá.
Em caso de sintomas como febre alta, dor no corpo e manchas vermelhas na pele, a recomendação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde.