GERAL

Servidores recebem treinamento sobre mata ciliar

Servidores municipais dos setores de arborização, Viveiro Municipal, parques e jardins, e manutenção estão passando por treinamentos para melhorar a qualidade do trabalho que realizam e a própria auto-estima.

Nesta sexta-feira (23) os servidores do Viveiro Municipal e plantio de mudas passam pela capacitação, que visa os benefícios à arborização da cidade.

O treinamento será no próprio Viveiro.

De acordo com o gerente de Arborização da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Arney Eduardo Ecker, durante os treinamentos os servidores conhecerão legislação e normas para oferecer um serviço de qualidade.

Destaca que o trabalho de capacitação será contínuo.

Esta é a segunda reunião do treinamento, que teve início em janeiro.

Desta vez a presidente da Fundação Verde – Funverde, Ana Domingues, falará sobre mata ciliar.

A diretora de meio ambiente Lídia Maróstica explica que as capacitações servirão para sanar os problemas corriqueiros que ocorrem a respeito da arborização de Maringá.

Ela explica que muitas vezes, durante poda ou roçada, a faca do cortador fere a árvore: “Mesmo com o ferimento cicatrizando, o local onde aconteceu o corte se torna vulnerável e, daqui a 20 ou 30 anos, quando houver um vento forte, a árvore tende a se quebrar nesse ponto onde foi ferida”.

Para evitar esse tipo de problema, Lídia ressalta que os servidores estão sendo orientados sobre a forma correta de realizar o trabalho.

Para isso são apresentados vídeos e fotos que mostram a maneira certa e a errada.

A idéia dos treinamentos partiu de Ecker e do gerente de Conservação da Secretaria dos Serviços Públicos, Claudemir Celestino.

A primeira etapa das capacitações será realizada mensalmente, até junho.

Informações com o engenheiro agrônomo Arney Eduardo Ecker, pelo telefone 3221-1441.