Jovem maringaense é aprovado três vezes em Medicina na UEM
João Pedro, de 18 anos, foi estudante da rede estadual e garantiu vaga no curso em outras duas instituições.

Aos 18 anos, João Pedro Crevelaro de Oliveira, estudante da rede estadual do Paraná, realizou um feito extraordinário: cinco aprovações em Medicina em apenas um ano, incluindo três na Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das instituições mais concorridas do país.
Natural de Maringá, o jovem atribui seu sucesso à dedicação aos estudos, ao apoio do ensino público e a oportunidades como o intercâmbio internacional pelo programa Ganhando o Mundo, iniciativa do Governo do Estado.
Leia também:
- Maringá FC vence o União-TO por 4 a 2 e segue na Copa do Brasil
- Banco Central altera regras do Pix para garantir mais segurança
- Após 48 horas, moradores retornam a prédio de 15 andares interditado em Maringá; entenda
Além das três vagas na UEM (via Aprova Paraná, Vestibular de Verão e PAS), João Pedro foi aprovado na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e na Universidade Estadual de Santa Cruz (BA).
No entanto, sua escolha já está definida: “Sou de Maringá e sempre tive a nossa universidade como referência de excelência acadêmica. Por isso, meu foco sempre foi ingressar na UEM”, explicou.
Após estudar na Escola Municipal Professor Midufo Vada e no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, João concluiu o Ensino Médio em 2024 no Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf.
“No início do Ensino Médio, escolhi Medicina porque, ao pesquisar sobre o curso, vi que era um caminho incrível para unir ciência e ajuda à sociedade, meu grande objetivo. Desde então, só me apaixonei mais pela área”, revelou.
Durante o terceiro ano, dedicava até 14 horas diárias aos estudos, conciliando o ensino regular com um curso preparatório, onde foi bolsista. Ele destaca que perseguir o sonho de cursar Medicina é desafiador, mas a chave é organização e resiliência. “Minha confiança veio da jornada na escola pública. Aproveitei todas as oportunidades, desde projetos científicos até o intercâmbio”, afirmou.
O estudante participou da Sala de Altas Habilidades do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, onde desenvolveu projetos que consolidaram seu interesse pela Medicina. Outro marco foi o intercâmbio de três meses na Nova Zelândia em 2022, pelo programa Ganhando o Mundo.
Assim que ingressar na UEM, João Pedro planeja participar de ligas acadêmicas, pesquisas e programas de iniciação científica. “Entendo que preciso começar as aulas para adaptar minha rotina e identificar quais oportunidades serão acessíveis no primeiro ano. Estou ansioso por isso”, finalizou.