SAÚDE

Mais de 2,5 mil casos de dengue foram confirmados neste ano no Paraná

Regional de Saúde de Maringá tem 106 casos registrados em 2025.

Mais de 2,5 mil casos de dengue foram confirmados neste ano no Paraná
Um novo óbito— uma mulher de 91 anos, com comorbidades — foi registrado em Jaguapitã, município da 17ª Regional de Saúde de Londrina. - Foto: Sesa

Desde o começo de 2025, 2.569 casos de dengue e um óbito foram confirmados no Paraná. Na 15ª Regional de Saúde de Maringá, 106 casos foram registrados no mesmo período. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta terça-feira (4).

O novo óbito — uma mulher de 91 anos, com comorbidades — aconteceu em Jaguapitã, município da 17ª Regional de Saúde de Londrina.

Leia também:

Novo período epidemiológico

A Sesa informa que, a partir desta semana, um novo modelo foi adotado para contabilizar os dados epidemiológicos da dengue no Paraná. Anteriormente, a contagem começava em julho e terminava apenas em agosto do ano seguinte, de acordo com o período sazonal da doença.

No entanto, desde 2020, o cenário mudou no Estado e casos de dengue são registrados durante todo o ano — 89% do total concentrados no primeiro semestre — e, a partir de agora, o período epidemiológico começa em janeiro e termina em dezembro.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, essa alteração auxilia no entendimento da população em geral. “Poderemos dizer agora, que em 2025, tivemos 2.569 casos confirmados ou que desde o início do ano tivemos um óbito, sem a necessidade de mencionar casos do ano anterior. Esse novo calendário trará mais clareza e entendimento, com certeza”, explicou.

Confira o boletim completo.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa