NOVIDADE

Detran-PR lança autobiometria para atualização de foto da CNH

Condutor que precisar realizar atualização da foto poderá fazê-lo pelo aplicativo Detran Inteligente. Saiba como.

Detran-PR lança autobiometria para atualização de foto da CNH
O aplicativo já oferece diversos serviços para o cidadão, sem que ele precise se deslocar até uma unidade do Detran. - Foto: Roberto Dziura/AEN

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) lançou nesta sexta-feira (24), em Pontal do Paraná, a versão piloto do serviço de autobiometria facial, realizada pelo próprio cidadão para atualização da foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O condutor que precisar realizar a atualização da foto poderá fazê-lo pelo aplicativo Detran Inteligente, disponível nos sistemas Android e iOs e que foi atualizado para a nova funcionalidade.

Leia também:

Nele, haverá um campo específico em que o cidadão irá tirar uma selfie e enviar para o órgão, sendo que a foto será analisada para verificar se está de acordo com o padrão estabelecido. Hoje, o aplicativo já oferece diversos serviços para o cidadão, sem que ele precise se deslocar até uma unidade do Detran.

Neste primeiro momento, apenas os cidadãos que o sistema identificar que a atualização é necessária, como no caso da foto ter sido tirada há muito tempo ou estar desatualizada, por exemplo, terão essa funcionalidade liberada no aplicativo.

Por se tratar de um documento de identificação aceito em todo o território nacional e válido em vários países, é importante que a foto esteja atualizada.

Dentre os serviços de habilitação que exigem uma nova captura de imagem estão alteração de dados de identificação, como nome; alteração ou adição de categoria; renovação da CNH (no caso da última coleta ter mais de 10 anos ou se algum critério da biometria anterior não atende mais aos requisitos técnicos); e registro de CNH de outro estado.

Nos casos de emissão de 2ª via ou emissão de CNH definitiva, a nova captura de foto fica a critério do cidadão.

Confira o vídeo tutorial:

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento