Secretaria de Saúde pede doações de sangue para suprir demanda no Paraná
Bancos de sangue de todas regiões do estado costumam ter diminuição no estoque durante período das férias. Saiba quem pode e como doar.
Durante as férias o fluxo de pessoas nas estradas, praias e destinos turísticos aumenta, e, infelizmente, também ocorre um aumento no número de acidentes, que consequentemente aumenta a demanda por sangue nos hospitais.
Paralelo a isso, as doações de sangue costumam diminuir neste período e por isso a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pede que a população agende e realize doações de sangue em todas as regiões do Paraná.
Leia também:
- Prefeitura de Realeza abre processo seletivo com salários de até R$ 4,7 mil
- Com novo modelo de seleção, UEM abre inscrições para Vestibular de Cursos EaD
- Pessoas idosas devem redobrar cuidados durante o verão
- Maringá terá projeto de empregabilidade para beneficiários do Bolsa Família; entenda
Somente dentro da Rede do Hemepar, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos distribuídos em todas as regiões do Estado recebem bolsas de sangue para atendimento de pacientes em cirurgias, traumas e outros tipos de tratamento.
“Precisamos de mais sangue nos nossos hemonúcleos e hemocentros neste período de verão para atendermos os hospitais onde as pessoas mais precisam de uma transfusão, por isso queremos pedir mais uma vez a solidariedade, que é uma marca muito forte dos paranaenses, nessa missão de salvar vidas por meio da doação de sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal.
Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
As doações podem ser feitas em todas as unidades do Hemepar no Paraná. Para localizar a unidade mais próxima e agendar a doação, acesse o site www.saude.pr.gov.br/doacao.
Confira a demanda de sangue atual por região:
- 1ª Regional de Saúde (RS) – PARANAGUÁ: todos os tipos de sangue
- 2ª RS – CURITIBA: Sangue tipos: O+, O-, A- e B-
- 2ª RS – BIOBANCO: Todos os tipos negativos e O +
- 6ª RS – UNIÃO DA VITÓRIA: Tipos O+ e O-
- 7ª RS – PATO BRANCO: Todos os tipos de sangue
- 9ª RS – FOZ DO IGUAÇU: Tipos O+ e O-
- 10ª RS – CASCAVEL: Tipos A- e O-
- 11ª RS – CAMPO MOURÃO: Tipos A-, A+, B- e O+
- 12ª RS – UMUARAMA: Tipos O-, O+ e A-
- 14ª RS – PARANAVAÍ: Tipos AB-, A-
- 16ª RS – APUCARANA: Tipos O- e O+
- 17ª RS – LONDRINA: Tipos O+, O-, B-
- 18ª RS – CORNÉLIO PROCÓPIO: Tipos O+
- 19ª RS – JACAREZINHO: Tipos negativos
- 20ª RS – TOLEDO: Tipos A- e O-
- 21ª RS – TELÊMACO BORBA: Tipos negativos e O+