ASTRONOMIA

Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu nesta sexta-feira (13)

Fenômeno ficará visível em todo Brasil. Saiba como observar.

Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu nesta sexta-feira (13)
Chuva recebe nome de meteoros Gemínidas porque irradiam de um ponto próximo a constelação de Gêmeos. - Foto: Alexander Misurkina/Reprodução

A partir das 23h desta sexta-feira (13), a chuva de meteoros Gemínidas estará visível a olho nu em todo território brasileiro, segundo o Observatório Nacional.

As Gemínidas são conhecidas pela luminosidade, intensidade, cores e principalmente pela produção "bola de fogo" com rastro.

Essa será a maior concentração de estrelas cadentes do ano, com até 150 meteoros por hora no ápice do fenômeno. Na região do Paraná e outros estados do Sul do país, a expectativa é que o espetáculo astronômico seja visível entre 23h e 23h59.

Leia também:

Dicas de observação

De acordo com o Observatório Nacional, para observar a chuva de meteoros Gemínidas é recomendado ir para locais com pouca poluição luminosa e direcionar o olhar para longe da lua.

Também é necessário esperar até que os olhos se adaptem à escuridão — cerca de 20 minutos são suficientes. Neste momento, olhar para o celular pode atrapalhar a adaptação. Condições climáticas também podem prejudicar a observação do fenômeno.

Aplicativos gratuitos para celulares podem ajudar na localização da constelação e da estrela. Entre eles, o Star Chart, Stellarium e o Sky Map, por exemplo.

Maringa.Com