Anjos da Guarda, grupo folclórico de Bumba Meu Boi, promove ritual de ‘morte do boi’ em Maringá
Cerimônia será no dia 14 de dezembro, na Casa Loanda, a partir das 16h. Confira programação.
Para cultivar a tradição do Bumba Meu Boi, o Grupo Folclórico Anjos da Guarda promove, no próximo dia 14 de dezembro, o Guarnicê do Boi - Edição Morte do Boi. O evento, que sempre aconteceu de forma independente, pela primeira vez está sendo viabilizado por meio de um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Por meio deste projeto, também serão realizadas outras atividades formativas, festejos e ações gratuitas, como, por exemplo, uma oficina de bordado que acontecerá neste sábado, dia 30 de novembro, com o facilitador Mestre Valdeir.
Leia também:
- Verão Maior: confira a programação de shows gratuitos no litoral do Paraná
- Nota Paraná: sorteio de dezembro terá o maior número de participantes da história do programa
- Inmet alerta para riscos de tempestade na região de Maringá
- Haddad anuncia isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
O Bumba Meu Boi é uma das mais importantes e tradicionais manifestações culturais do Brasil, especialmente no Nordeste.
A cidade de São Luís, no Maranhão, é considerada a capital do Bumba Meu Boi, que é tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Em Maringá, o grupo Anjos da Guarda foi registrado como Bem Imaterial de Maringá em 2022, como forma de reconhecer sua importante atuação em prol da defesa e preservação da Cultura Popular no município.
Todos os anos, o ciclo do Boi começa e termina em duas festas: o nascimento/batismo, realizado sempre no início do ano, e a morte, que será realizado no fim de 2024.
“O Ritual de Morte do Boi é um momento de agradecimento. Celebramos as conquistas deste ano e pedimos ao nosso boi que leve consigo as dores, os desafios e tudo aquilo que nos enfraqueceu, abrindo caminhos para um 2025 repleto de força, equilíbrio e realizações. É também um espaço de partilha, união e fortalecimento coletivo”, explica Ishadale Sousa, uma das integrantes do grupo.
O evento também terá a participação da Mestra Tamá Freire (Sobradinho/DF), que vai ministrar uma oficina pela manhã.
Haverá, ainda, apresentações dos grupos Capoeira Angola Dinda e Maracatu Baque Mulher, além de uma feira de produtos, comidas e bebidas, para a qual estão abertas as inscrições de expositores interessados em participar.
O evento terá cerca de 4 horas de duração e a festa do batismo do boi será realizada em meados de 2025.