Aposentadoria na Europa: cidadania italiana garante direitos e benefícios para terceira idade
Além do acesso a União Europeia, cidadania garante direito ao sistema de saúde italiano. Saiba mais.
Para muitos brasileiros, a aposentadoria representa o momento de realizar sonhos e projetos que foram adiados ao longo dos anos. Mas, entre os ítalos-descendentes, existe uma tendência crescente, a possibilidade de adquirir a cidadania italiana para viver este momento na Itália.
Um país que, além de belas paisagens e rica cultura, oferece uma excelente qualidade de vida para os 60+.
Nátali Lazzari, especialista em assessoria para cidadania, imigração e residência na Itália, destaca o potencial transformador que esse direito traz para esses novos residentes.
“Muito mais que um documento, abre as portas para o acesso à saúde de alta qualidade e uma rotina mais tranquila e enriquecedora. Muitos brasileiros com ascendência italiana estão redescobrindo o país e encontrando lá um destino de aposentadoria ideal”, afirma.
Leia também:
- Confira a lista de nomes já confirmados na gestão de Silvio Barros, prefeito eleito de Maringá
- Produtora Casa Amarela, de Maringá, abre inscrições para gravação de EP colaborativo
- Novas regras na Espanha simplificam vistos e ampliam direitos para imigrantes; confira novidades
- Prefeitura de Maringá abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
Além do fácil acesso à União Europeia, a cidadania permite que aposentados brasileiros tenham direito ao sistema de saúde italiano, conhecido como Servizio Sanitario Nazionale (SSN), onde brasileiros aposentados que obtêm a cidadania italiana têm acesso pleno como qualquer outro cidadão italiano.
O país também proporciona uma infraestrutura pensada para o bem-estar de todas as faixas etárias, com transporte eficiente e ambientes que promovem qualidade de vida.
Outra vantagem apontada por Nátali, é a possibilidade de explorar um estilo de vida que valoriza o convívio social, o contato com a natureza e o prazer nas pequenas coisas.
“Muitos de nossos clientes se encantam pela cultura local, que tem um ritmo próprio e enaltece o momento presente, seja em um passeio pelas vilas encantadoras, seja na oportunidade de redescobrir tradições familiares que resgata seus ancestrais”, destaca.
Para brasileiros que têm descendência e buscam por tranquilidade e experiências culturais depois dos 60 anos, a cidadania italiana pode ser o caminho.
Para ter a concessão, é importante seguir o passo a passo, que envolve: verificar a elegibilidade, contratar um especialista para consultar o antepassado italiano e reunir a documentação necessária. “Será preciso reunir documentos que comprovem a descendência italiana, tanto no Brasil quanto na Itália. Os profissionais da área realizam esse trabalho de forma agilizada porque já conhecem os atalhos”, finaliza.