Maringá tem o maior índice de alfabetização entre cidades com mais de 200 mil habitantes no Paraná
Município foi premiado no Fórum Estadual Extraordinário da Undime-PR.
A alfabetização da educação municipal de Maringá está entre as melhores do Brasil. Na última quinta-feira (21), em Foz do Iguaçu, o município foi premiado, em cerimônia promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), pela maior taxa de alfabetização de crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental entre municípios do Paraná com mais de 200 mil habitantes. Em âmbito nacional, a cidade fica em oitavo lugar.
Na rede municipal de ensino, 80,5% das crianças alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental e a cidade já atingiu o nível 5 de alfabetização do instituto. Além disso, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Maringá alcançou a nota de 7,2, o melhor número entre as cinco maiores cidades do Paraná.
Leia também:
- Matrículas e rematrículas na rede estadual do Paraná seguem até 29 de novembro
- UEM está entre as cinco melhores estaduais do Brasil, aponta ranking da América Latina
Ulisses Maia, prefeito de Maringá, comemorou os resultados. “ A premiação é resultado da transformação que realizamos na rede municipal de ensino, com a valorização dos profissionais, materiais pedagógicos de excelência e a implantação de uma educação inovadora e tecnológica”.
Já a secretária de Educação, Nayara Caruzzo, que esteve no Fórum Estadual Extraordinário da Undime em Foz do Iguaçu, reforçou que a premiação é fruto dos investimentos na educação municipal realizados nos últimos anos.