PROTESTO

Pais e professores contra e a favor de aulas presenciais se manifestam em frente à Câmara de Maringá

Um projeto de lei em regime de urgência entrou na pauta da sessão da Câmara de Vereadores proibindo a suspensão de aulas presenciais no município

Pais e professores contra e a favor de aulas presenciais se manifestam em frente à Câmara de Maringá
O projeto já estava pronto antes do decreto. - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (22), um decreto municipal suspendeu as aulas presenciais em Maringá do dia 24 de fevereiro a 7 de março. Nesta terça-feira (23), um projeto de lei em regime de urgência entrou na pauta da sessão da Câmara de Vereadores proibindo a suspensão de aulas presenciais no município.

O projeto já estava pronto antes do decreto. Mas calhou de chegar ao plenário em meio à polêmica da suspensão das aulas e dezenas de manifestantes foram para a frente do legislativo.

Em lados opostos, grupos de pais e professores. Um a favor das aulas presenciais, outro contra a volta à sala de aula sem vacina. A professora Graziele Teixeira, da rede municipal de ensino, diz que só vai se sentir segura após a vacinação.

“Muitos falam que o professor não quer voltar, mas não é verdade. O professor quer voltar, ele sente falta dos alunos, ele quer ensinar, mas como vamos voltar e cuidas dos alunos sem vacina? Por isso queremos vacina já, sabemos que escola fechada é vida preservada. Como vamos mandar as crianças pra escola sem leitos (em hospitais)? É complicado”, explicou.

Pai de dois alunos da rede municipal, Anderson Sampaio não quer que os filhos voltem para a sala de aula agora.

Já Raissa Nascimento, mãe de três filhos, alunos da rede pública e da rede particular, acredita que a sala de aula é segura e que os estudantes estão perdendo muito com a suspensão das aulas presenciais.

“Está sendo bem complicada a evolução das crianças na educação, pois elas estão na idade onde precisam ser mediadas e temos muitas mães que não tem como cuidar, então deixam com avós, com tios, com parentes, pessoas que não vão conseguir dar a orientação correta para a criança ser educada. Em Maringá, eles estão tirando o direito a educação das crianças”, afirmou.

A professora Maracelis Jesualdo, da rede privada de ensino, diz que a experiência de aulas presenciais desde 1º de fevereiro mostrou que o retorno é seguro.

Por causa da polêmica, o vereador Sidnei Telles decidiu retirar o projeto por quatro sessões. “Recebi vários conjuntos da sociedade, favoráveis e contrários ao projeto. Com isso, os vereadores ficaram em seguros de votarem na urgência. Decidimos então tirar a urgência e promover um debate, aqui na casa, com pais, professores, população, não só professores. Há o problema nutricional da suspensão das aulas, o problema da defasagem educacional, tudo isso junto. Então, precisamos ouvir todo mundo”, explicou.

A reportagem questionou a prefeitura sobre qual a justificativa para a suspensão das aulas presenciais, se houve registro de surto em escolas. A resposta é que “a medida é de prevenção pela combinação de vários fatores: evitar aglomerações, diminuir circulação de carros e pessoas pelas ruas, entre outros”.

CBN Maringá