SAÚDE

Saúde alerta para vacinação contra rubéola e sarampo

A Secretaria da Saúde alerta a população para a necessidade de manter a vacina Tríplice Viral – DPT em dia, para evitar casos de rubéola e sarampo.

Em dezembro foram confirmados três casos de rubéola em Curitiba, entre pessoas que estiveram no Rio de Janeiro, onde há surto da doença, assim como Minas Gerais.

A Bahia também está passando por surto de sarampo.

De acordo com a a enfermeira da Secretaria da Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes, no Rio foram regustrados 475 casos até o final de dezembro, Minas Gerais foram 355 os casos confirmados também até o final de dezembro e, ainda, na Bahia quatro municípios foram atingidos com 41 casos confirmados de sarampo.

A recomendação é que a população, para evitar a incidência da doença, façam vacinação prévia se forem viajar para esses estados no período de férias e sobretudo no período de carnaval: “Todas as pessoas que se deslocarão para os estados citados devem confirmar seu estado vacinal (vacina tríplice viral – contra sarampo, caxumba e rubéola), independente da idade”,destaca a enfermeira.

Para receber a vacina, basta comparecer a um posto de saúde ou à Secretaria da Saúde, levando a carteirinha de vacinação.

Quem não tem a carteirinha pode fazer a sua na hora da vacina.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30 na Secretaria da Saúde, ou das 7 às 19 horas nos postos.

A rubéola aparece em forma de manchas rosadas difusas e discretas, que iniciam no rosto e atingem todo o corpo em 24 horas.

Não apresenta descamação e tem intensidade máxima no segundo dia.

Desaparece até o sexto dia.

Tem como sinal característico gânglios aumentados (“ínguas”) principalmente atrás das orelhas e nuca.

O sarampo caracteriza-se por febre alta de 3 a 5 dias, tosse e conjuntivite e manchas avermelhadas que se iniciam atrás da orelha.

Tem intensidade máxima noterceiro dia e descamação leve, nunca nas mãos e pés.

Informações com a enfermeira Edlene Loureiro Aceti Goes, pelo telefone 3218-3120.