Rematrículas da rede estadual de ensino já estão disponíveis; confira passo a passo
Processo totalmente online deve ser realizado até 12 de novembro.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) abriu nesta segunda-feira (4) o prazo para rematrícula dos alunos que já estudam na rede estadual.
O processo é totalmente online e deve ser realizado pela pelo portal Área do Aluno até o dia 12 de novembro.
A expectativa da Secretaria é de que aproximadamente 1 milhão de estudantes confirmem suas matrículas para garantir a continuidade dos estudos em uma das 2.091 escolas do Estado.
A Seed-PR orienta que, em caso de dificuldades, como a falta de acesso à internet, o procedimento pode ser realizado na escola estadual mais próxima.
Leia também:
- Semana inicia com mais de 80 vagas de emprego temporário anunciadas no Maringa.Com
- Prefeitura de Sarandi abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos
- Pé-de-Meia Licenciatura pagará bolsas mensais de R$ 500 para futuros professores; entenda
- Inmet emite alerta de chuvas intensas para Maringá e mais 249 cidades do Paraná
Uma das principais novidades para 2025 é a possibilidade de o aluno que conclui o ensino fundamental em 2024 possa optar entre ensino regular e ensino médio concomitante com formação técnica.
A rede estadual tem cerca de 300 cursos disponíveis nas escolas técnicas estaduais. Além disso, os pais poderão consultar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, facilitando uma escolha mais consciente.
Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da Seed-PR, explica que os alunos que já estudam na rede têm vaga garantida e podem indicar até três escolas de preferência ao solicitar a rematrícula. “Os responsáveis receberão um e-mail informando se a vaga na escola indicada foi conquistada, proporcionando maior segurança no processo de matrícula”, afirmou.
Matrícula inicial
Após o término do período de rematrículas, o sistema estará aberto para novas matrículas, a partir do dia 13 de novembro, e se estenderá até 29 de novembro.
Estima-se que esse processo atenda alunos que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio, além daqueles que estão mudando de escola ou vindo de outros estados ou da rede particular.
Para efetivação da matrícula, serão necessários documentos como RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.
O período letivo de 2025 está previsto para começar em 5 de fevereiro. Clique aqui e confira o passo a passo da rematrícula e matrícula online na rede estadual.