ELEIÇÕES

Primeiro turno das Eleições Municipais 2024 tem início às 8h; relembre regras e orientações

Cerca de 300 mil maringaenses aptos para votar devem escolher prefeito e vereadores neste domingo (6).

Primeiro turno das Eleições Municipais 2024 tem início às 8h; relembre regras e orientações
Em Maringá, cinco candidatos disputam o cargo de prefeito da cidade, enquanto 357 nomes concorrem a vagas na Câmara Municipal. - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Neste domingo (6), mais de 300 mil jovens e adultos de Maringá poderão escolher o prefeito e vereadores que representarão o município pelos próximos quatro anos.

O primeiro turno tem início às 8h e segue até 17h em todo o país, exceto Distrito Federal e arquipélago de Fernando de Noronha, conforme horário de Brasília.

O voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para todos com mais de 70 anos.

Leia também:

Em Maringá, cinco candidatos disputam o cargo de prefeito da cidade, enquanto 357 nomes concorrem a vagas na Câmara Municipal. Relembre as principais regras e orientações do pleito:

Encontrar local de votação

Algumas zonas eleitorais de Maringá tiveram local de votação alterado, por isso, é fundamental que os eleitores confiram o local correto antes de sair de casa para votar.

A consulta do local de votação é simples: pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral. Na página de Atendimento Eleitoral, clicar em Onde Votar.

Para fazer a autenticação, basta fornecer o nome, número do título ou CPF do eleitor. Nos três casos, é preciso fornecer a data de nascimento e o nome da mãe.

Pelo aplicativo E-Título também é possível identificar o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor.

Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a seção eleitoral.

Identificação

Os eleitores deverão comparecer à seção eleitoral apenas com um documento oficial com foto. São aceitos e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, ainda que a validade esteja expirada.

Não é obrigatório levar o título para votar, desde que o eleitor saiba o número e o local de votação, que podem ser consultados no site do TSE ou pelo e-Título. Vale destacar que o aplicativo só poderia ser baixado até o dia 5 de outubro.

Voto é secreto

Ao se dirigir até a urna eletrônica é proibido o uso de aparelho celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

A recomendação é que os números dos candidatos escolhidos sejam anotados em papel.

Crimes eleitorais

A preferência do eleitor pode ser manifestada no dia da eleição de forma individual e silenciosa por meio do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

No entanto, aglomerações ou o uso de instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é proibido.

Em todo o território nacional passa a ser crime o transporte de armas e munição por colecionadores, atiradores e caçadores nas 24 horas antes e nas 24 horas depois das eleições, inclusive para civis com porte ou licença estatal.

As exceções são para agentes em serviço, como os que estejam trabalhando no policiamento ou na segurança de estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes.

Justificar ausência

Em eleições municipais, não é possível votar em trânsito, portanto se o eleitor estiver no exterior e pertencer a uma zona eleitoral do Brasil, que não seja no Distrito Federal, deverá apresentar a justificativa de ausência pelo aplicativo e-Título ou pelo site.

O prazo para apresentar a justificativa é de até 60 dias após a eleição (5 de dezembro de 2024) ou 30 dias após o retorno ao Brasil.

Resultados

Após o encerramento do período de votação, a partir das 17h (horário de Brasília), terá início a apuração dos votos e serão divulgados os resultados, incluindo índices de votantes em branco, os nulos e as abstenções.

Segundo turno

Caso necessário, o segundo turno está previsto para 27 de outubro. As votações também serão abertas a partir das 8h e encerram às 17h, considerando o horário oficial de Brasília.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento