Paraná Faz Ciência: evento na UEM espera receber 35 mil pessoas entre 7 e 11 de outubro
Neste ano, maior evento científico do estado tem como tema “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe, entre 7 e 11 de outubro, o Paraná Faz Ciência, maior evento científico do estado. Com o tema “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”, a programação inclui debates, palestras, workshops, visitas técnicas, oficinas práticas, mostra de profissões, exposições de projetos científicos e apresentações culturais. A expectativa é que 35 mil pessoas participem do evento, entre elas 10 mil alunos de ensino fundamental e médio.
Mais de 30 instituições parceiras confirmaram presença. O encontro reunirá estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de diversas áreas e o público em geral interessado em ciência e tecnologia. O tema desta edição do evento é “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”.
Leia também:
- Inscrições para o vestibular 2024 da UEPG acabam na próxima segunda (30)
- UEM publica editais de abertura do Vestibular de Verão e PAS 2024; confira
As atividades serão realizadas em vários departamentos do câmpus. Entretanto, a maioria ficará concentrada em três estruturas: a maior delas é a tenda da Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, com aproximadamente 4.500 m², que abrigará 50 estandes de instituições parceiras e de organizações da UEM, como o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), os câmpus regionais e os museus da instituição. A Estação Cultural receberá as apresentações artísticas e culturais, e a Estação Profissões contará com mostras e atividades dos encontros anuais de Extensão Universitária (Eaex), de Ensino de Graduação (Eaeg), de Iniciação Científica (Eaic) e de Iniciação Científica Júnior (Eaic Jr).
Paraná Faz Ciência
O Paraná Faz Ciência é organizado por Seti, FA e pela Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em colaboração com várias Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um projeto nacional que tem o objetivo de popularizar a ciência por meio de diversas atividades realizadas em todo o Brasil.
A ação paranaense nasceu durante a pandemia de Covid-19, com as duas primeiras edições realizadas de forma online. Em 2023, o evento voltou a ser presencial na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, neste ano, terá sua 4ª edição, sediada na UEM.