SAÚDE

Piscinas podem ser foco de proliferação de dengue

A Prefeitura de Maringá, por meio da Gerência de Defesa Social, recebeu algumas denúncias de pessoas que moram ao lado ou perto de casas com piscinas “abandonadas”.

Alguns proprietários viajam ou saem da casa e não trocam a água da piscina.

Essa água parada pode se tornar foco de proliferação de dengue.

De acordo com o gerente de Defesa Social, Paulo Mantovani, que visitou os locais que foram denunciados, “profissionais da Vigilância Sanitária do município já estão cientes dos casos e estão tomando as devidas providências para solucionar o problema.”

Mantovani também orienta os proprietários de casas com piscinas para realizar a devida manutenção da água e em casos de viagem ou desocupação da casa, devem tampar a piscina com lona ou outro material que evite a chegada de mosquitos e previna doenças.

As pessoas que souberem de casos como esses devem entrar em contato com a Gerência de Defesa Social pelo telefone 3221-1470, ou ir até o Paço Municipal (1º andar) e comunicar o endereço para que o setor responsável verifique o que pode ser feito em cada caso.

A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo absoluto.

A Gerência de Defesa Social é responsável pela segurança dos bens municipais e é composta por 270 vigilantes que atuam rapidamente ao serem acionados.

A população pode denunciar atos de vandalismo, através da central telefônica 3901-2222.

De acordo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Mariângela da Silva Felix Vecchi, quando o setor é comunicado sobre casos de água sem tratamento nas piscinas, os profissionais procuram notificar o proprietário.

Quando o proprietário não é encontrado, um agente vai até o local e aplica um larvecida que elimina a larva do mosquito da dengue.

O tratamento da água da piscina deve ser feito uma vez por semana, com aplicação de cloro e filtragem da água.

A Gerência de Defesa Social funciona no primeiro andar do Paço Municipal.

Informações no setor com o gerente de Defesa Social, Paulo Mantovani ou pelo telefone 3221-1470.