GERAL

Morre Sumiko Miyamoto (1920 – 2007)

Sumiko Miyamoto, missionária e grande incentivadora da cultura em Maringá, faleceu neste domingo (21), deixando como legado a Fundação Luzamor, o Jardim de Infância e o Lar de Cristo Luzamor.

O velório está sendo realizado no auditório Luzamor (rua Neo Alves Martins, nº 1.704) e o sepultamento será às 16 horas no Cemitério Parque.

O trabalho que Sumiko realizou na cidade de Maringá rendeu o título de Cidadã Benemérita, recebido no dia 8 de abril de 1995.

Em novembro de 2000, Sumiko foi reconhecida diante da comunidade japonesa através da comenda Kum Goto Sho Zui Hosho, a de mais alto grau que se possa receber do governo japonês, entregue pelo Cônsul Geral do Japão no Paraná.

A secretária da Cultura, Flor Duarte, afirma que um dos projetos realizados pela atual administração, o “Convite à Música”, é feito em homenagem à Sumiko.

“Ela foi responsável pelo início da música na cidade. Veio para Maringá como missionária e criou uma escola de música e o auditório, para contribuir com a divulgação da arte”, ressalta.

Sumiko nasceu em Yamanashi, Japão, no dia 12 de maio de 1920, filha de um comandante de navio.

Ainda nova, despertou o interesse de conhecer o Brasil, a partir de então, pedia em suas orações para que Deus realizasse o seu grande sonho.

Com a Segunda Guerra Mundial, Sumiko foi trabalhar na China, como assistente social do jardim de infância de uma escola de línguas mantidas pela sua tia, onde ensinava chinês, coreano e japonês.

Depois da guerra, ela retornou a sua terra natal.

Com 33 anos, surgiu a oportunidade de vir para o Brasil, embarcando no navio Santos Maru, que chegou ao país no dia 12 de julho de 1953.

Passou um período em Marília (SP), mas atraída pela música de Joubert de Carvalho e com a intenção de começar um trabalho missionário em uma cidade ainda em formação, em 1954 veio morar em Maringá.