Olimpíadas 2024: brasileiros Gabriel Medina e João Chianca chegam às quartas de final do surfe
Na bateria realizada nesta segunda-feira (29), Medina alcançou maior nota do surfe em Jogos Olímpicos.
Os brasileiros Gabriel Medina e João Chianca avançaram para as quartas de final do torneio masculino de surfe nas Olimpíadas de Paris 2024. Os surfistas garantiram as vagas na próxima etapa, na qual se enfrentarão, em bateria realizada nesta segunda-feira (29), no mar de Teahupo'o, no Taiti.
Medina venceu o japonês Kanoa Igarashi, que eliminou o brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio, por 17,40 a 7,04. Nos últimos minutos da bateria, o tricampeão mundial conseguiu um tubo que rendeu a maior nota do surfe em Jogos Olímpicos: 9,90.
“É um sonho disputar as Olimpíadas nessas condições. Nunca imaginei que estaríamos mostrando para o mundo esse tipo de surfe, pois não é sempre que encontramos condições como essas. Vivo um sonho hoje. Estou feliz em ter a oportunidade de representar o meu país”, disse Medina.
Leia também:
- Olimpíadas 2024: Brasil disputará sete finais da ginástica artística feminina
- Destaque na estreia do handebol brasileiro em Paris, goleira Gabi Moreschi é maringaense
- Conheça os 23 atletas paranaenses presentes nas Olimpíadas de Paris 2024
A vitória de João Chianca sobre o marroquino Ramzi Boukhiam foi mais apertada. O brasileiro avançou para a próxima fase com uma nota de 18,10 contra 17,80 do adversário.
Com o resultado, o Brasil já tem uma vaga garantida nas semifinais do surfe, já que Chianca e Medina vão protagonizar um confronto brasileiro nas quartas de final. “Acredito que o melhor surfista [entre eu e Medina] vai vencer e fico na torcida para a gente honrar esta bandeira [brasileira]”, declarou Chianca.
As três surfistas brasileiras classificadas para as oitavas de final (Luana Silva, Tainá Hinckel e Tatiana Weston-Webb) também deveriam ter competido na segunda-feira (29), mas as baterias foram adiadas devido às condições do mar.