GERAL

Secretarias atuarão de forma integrada para reparar pontos mais afetados por temporais

A administração municipal está integrando todas as secretarias ligadas à área de infra-estrutura para promover ações corretivas e preventivas nas áreas urbanas mais atingidas pelas fortes chuvas.

As operações emergenciais e soluções técnicas para os problemas de alagamento e ruptura de asfalto que ocorreram em alguns pontos da cidade foram debatidas ontem, quarta-feira (17) na sala de reuniões da Prefeitura.

No encontro com o prefeito Silvio Barros, secretários e diretores técnicos das secretarias dos Serviços Públicos, Meio Ambiente (Semaa) e Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh) se comprometeram a elaborar uma relação de pontos críticos e sujeitos a alagamentos que necessitam de cuidados especiais por parte da administração.

“O que buscamos é a identificação dos problemas, o dimensionamento deles e o porquê das ocorrências, para que possamos fazer um levantamento de custos e a elaboração de um cronograma de prioridades de atendimento, além de buscar formas de evitar que eles se repitam”, esclareceu o prefeito.

A reunião também teve a participação do futuro secretário de Serviços Públicos, Sidnei Telles, a quem foi direcionada boa parte das tarefas.

“Já estamos levantando as razões dos alagamentos, valores de investimentos e promovendo os reparos necessários nos locais de maior urgência”, diz, observando que neste início de ano os índices pluviométricos vêm se registrando acima da normalidade em todo o país.

O diretor técnico da divisão de Serviços de Pavimentação da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos e secretário interino, Luis Carlos Barbosa, explicou no encontro que a chuva desta quarta-feira, por exemplo, impediu a intensificação do trabalho das equipes na baixada da Rua Augusto Guerino Basseto, no Jardim Batel, onde o transbordamento do córrego Osório provocou rompimento de galerias e deslizamento de meia pista da via.

“Estamos providenciando a contenção do aterro para sustentação da tubulação e restaurando toda a pista da rua, que dá acesso à Avenida Morangueira”, diz o diretor.

Com a finalidade de minimizar os efeitos da chuva e o crescimento de matagais, equipes da Secretaria dos Serviços Públicos também se juntam às de outras secretarias municipais para, em sistema de mutirão, promover a limpeza de ruas, praças, calçadas e terrenos de vários bairros da cidade.

As equipes da operação tapa-buraco atuam nos pontos mais críticos da malha viária, assim como as da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Gerência de Paisagem Urbana da Seduh, agilizam os trabalhos de plantio, substituição e poda de árvores.

Durante a reunião com os secretários e diretores técnicos o prefeito Silvio Barros observou que o trabalho das equipes deve ser feito de maneira racional para que não ocorra desperdício de dinheiro público.

“Nossa preocupação é atender a necessidade e expectativa dos moradores, mas o trabalho deve ser executado com planejamento para não ter de ser refeito posteriormente”, frisou.

“Temos de antever problemas futuros na realização desse trabalho de prevenção e reestudar os projetos em andamento à luz dos problemas que ocorrem hoje na cidade”, destacou o prefeito.

O cronograma de prioridades para ações emergenciais deverá ser definido nos próximos dias.

Nele estará incluída principalmente a necessidade de ampliação de emissários para facilitar a vazão de águas pluviais em loteamentos sem infra-estrutura adequada, que foram liberados em administrações anteriores.

Informações: 3261-5511 (Secretaria dos Serviços Públicos) / 3221-1425 (Seduh) / 3221-1293 (Semaa)