TRANSPORTE

Vistoria no transporte escolar começa quarta-feira

Nos dias 17, 18 e 19 deste mês a Secretaria dos Transportes (Setran) estará realizando o trabalho de vistoria semestral nos 92 veículos cadastrados para o transporte escolar em Maringá.

A vistoria obrigatória será feita das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas na sede da Setran, localizada no antigo aeroporto.

O objetivo é verificar a documentação dos veículos e dos condutores e, ainda, adequá-los de acordo com as normas exigidas para garantir a segurança dos estudantes.

Durante a fiscalização serão observados ítens como direção, suspensão, lataria, assoalho, banco, tapeçaria, pneus, sistema de escape, freios, sinalização, tacógrafo, e se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas exigidas.

No momento da fiscalização os condutores do transporte escolar deverão apresentar o original do alvará de licença do veículo para renovação, o certificado de registro e licenciamento, a Carteira Nacional de Habilitação, o termo de autorização dos motoristas e auxiliares para renovação e a cópia do certificado de curso de capacitação de motoristas de transporte escolar.

A Setran também exige que os veículos não tenham fabricação superior a 10 anos e que possuam apólice de seguro com cobertura contra terceiros e danos materiais e pessoais contra passageiros.

Para a administração municipal essas medidas têm a finalidade de proporcionar maior segurança aos estudantes transportados, reforçando as propostas da campanha “Viva e Deixe Viver – pelo fim das mortes no trânsito”.

A Secretaria dos Transportes (Setran) fica na Avenida Dr. Gastão Vidigal, 421, no antigo aeroporto.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3221-8500