CULTURA

“Um curto espaço no tempo”, filme produzido e ambientado em Maringá , terá cinco sessões gratuitas

Curta-metragem será lançado no dia 5 de junho. Saiba mais sobre a obra.

“Um curto espaço no tempo”, filme produzido e ambientado em Maringá , terá cinco sessões gratuitas
Filme aborda temas sensíveis como luto e Alzheimer. - Foto: Divulgação/Lírica Aragão

Curta-metragem maringaense, “Um curto espaço no tempo” será lançado na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA) no dia 5 de junho e outras quatro exibições gratuitas serão realizadas durante o mês. O filme é ambientado em Maringá e promove reflexões sobre a importância da memória e da família, abordando temas sensíveis.

Erick Takahashi é um adolescente que acabou de perder o pai. Em luto, ele vai morar na casa de sua avó, Satako, que está com princípio de Alzheimer. Lá, ele descobre que ela é alvo de um empreendimento imobiliário. A construtora faz pressão para comprar a casa para construir mais um arranha-céu. Erick terá que encontrar forças para lidar com o novo momento da vida e, ao mesmo tempo, barrar os abusos dos especuladores.

O projeto foi produzido pela Cosmos Filmes por meio do Prêmio Aniceto Matti e conta com direção de Thayse Fernandes, roteiro de Katia Ludemann, Fernando Shioti e Eduardo Takahashi e é protagonizado por Erik Kato, Mitiko Abe e Cintia Nishimura, com participação especial de Adriano Garib e do Grupo Wakadaiko (responsável pela trilha sonora, executada no taiko, o tambor japonês).

“A escolha desse projeto se deu em 2022, durante uma outra produção que estávamos desenvolvendo com a produtora e roteirista Katia Ludemann, do interior de São Paulo. Em uma das reuniões, a Kátia falou desse roteiro e a gente viu um grande potencial de trazer essa história pra Maringá, formatar esse projeto e fazer ele acontecer aqui, por conta da aproximação que nossa cidade tem com o Japão e pelo tamanho da nossa colônia japonesa”, conta o produtor executivo, Felipe Cosmos, que adquiriu os direitos do roteiro.

Toda a produção aconteceu em duas semanas, durante a segunda quinzena de abril. Uma casa foi alugada para servir de cenário, representando a residência de uma senhora japonesa e, para reproduzir os elementos da cultura japonesa em tela, o filme contou com a consultoria cultural de Joyce Midori e direção de arte de Laura Carvalho, de São Paulo, que fez residência em artes no Japão.

“O maior desafio desse projeto foi representar a cultura nipônica com muito respeito e autenticidade”, revela a diretora Thayse Fernandes. “Para mim, é um filme que fala sobre relações, conexões e reconexões familiares, então é um filme emocionante, tanto em história quanto em imagens”, finaliza.

A estreia do filme será aberta ao público, com entrada gratuita e sessão acessível que conta com legendas e libras. O filme tem classificação indicativa livre e após as exibições haverá roda de conversa com uma parte da equipe realizadora. Confira a programação das próximas exibições, todas gratuitas:

  • Dia 8 de junho, às 19h30, na A Toca Espaço Cultural (Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 3625)
  • Dia 18 de junho, às 20h, no Teatro Barracão
  • Dia 26 de junho, às 19h30, na UEM
  • Dia 27 de junho, às 20h, no Teatro Reviver Magó

SERVIÇO

Estreia “Um curto espaço no tempo”
Data: 5 de junho de 2024
Horário: 19h30
Local: Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA) (Av. Kakogawa, 50, Parque das Grevileas)
Entrada gratuita

2 Coelhos Comunicação e Cultura