CULTURA

Exposição fotográfica conta história da rua Joubert de Carvalho

A exposição “87013-200 – rua Joubert de Carvalho – Memória em crônica visual “ que conta através de fotografias a história de uma das mais antigas ruas de Maringá, foi aberta nesta quarta-feira (10), às 20 horas, no Teatro Calil Haddad.

O fotógrafo Fábio Dias ressalta que o fotodocumentário é uma maneira de registrar a história da cidade antes que as transformações do tempo ocorram.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura.

Resultado do trabalho de conclusão de curso de jornalismo, o registro feito por Dias retrata a arquitetura, o cotidiano, os costumes, as pessoas que transitam pelo local.

“A Joubert de Carvalho tem uma caraterística própria : embora as ruas ao redor estejam evoluindo rápido, ela demora mais para evoluir, preserva características antigas.

O registro fotográfico é importante, principalmente porque quando as mudanças ocorrem, elas são rápidas”, destaca Dias.

Um bom exemplo dessas mudanças, que muitas vezes passam despercebidas é o antigo prédio da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná, que quando foi fotografado estava bastante depredado. Hoje, reformado, abriga a Secretaria Municipal da Educação.

As histórias das pessoas surgidas durante o processo de produção das fotos também são bastante ricas, conforme o fotógrafo: “o sapateiro e músico Rebite, que foi retratado, tem uma cultura incrível, contou histórias muito interessantes”.

Ao todo, foram feitas cerca de 1,3 mil fotos em filme.

Dessas, 40 foram selecionadas para a exposição.