Atente-se: golpistas enviam guias falsas de IPVA por e-mail e SMS
Secretaria da Fazenda alerta que guias de pagamento devem ser emitidas apenas por meio dos canais oficiais do governo estadual.
As guias de pagamento do IPVA não são encaminhadas por correspondências, e-mails, SMS ou mensagens de WhatsApp, informa a Secretaria da Fazenda do Paraná. As guias devem ser sempre geradas pelos canais oficiais do governo estadual, identificados com o final pr.gov.br, e os contribuintes devem estar atentos para a autenticidade dos sites antes de realizar qualquer transação.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
A Fazenda também alerta que devem ser evitadas páginas suspeitas, com URLs contendo palavras-chave em expressões variadas – como “pagueipva”, “detranveiculos” e “fazendaestado” – ou que mudem uma letra do termo principal – como “lpva”, “detram” e assim por diante.
O Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC) da Receita Estadual tem recebido, em média, 20 denúncias semanais de cobranças falsas de imposto.
Uma alternativa segura é utilizar o aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual (disponível para download em Android e iOS) para fazer o pagamento. Ao confirmá-lo, certifique-se também de que a instituição destinatária esteja devidamente vinculada ao governo estadual, por exemplo, “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”. Não efetue pagamentos a empresas com nomes propositalmente enganosos, como “Pagamento Estadual de Trânsito Ltda” e “Recolhimentos Digitais Ltda”, por exemplo.