GERAL

Atente-se: golpistas enviam guias falsas de IPVA por e-mail e SMS

Secretaria da Fazenda alerta que guias de pagamento devem ser emitidas apenas por meio dos canais oficiais do governo estadual.

Atente-se: golpistas enviam guias falsas de IPVA por e-mail e SMS
As guias de pagamento sempre devem ser geradas pelos canais oficiais do governo estadual, identificados com o final pr.gov.br - Foto: Karolina Fabbris Pacheco/AEN

As guias de pagamento do IPVA não são encaminhadas por correspondências, e-mails, SMS ou mensagens de WhatsApp, informa a Secretaria da Fazenda do Paraná. As guias devem ser sempre geradas pelos canais oficiais do governo estadual, identificados com o final pr.gov.br, e os contribuintes devem estar atentos para a autenticidade dos sites antes de realizar qualquer transação.

A Fazenda também alerta que devem ser evitadas páginas suspeitas, com URLs contendo palavras-chave em expressões variadas – como “pagueipva”, “detranveiculos” e “fazendaestado” – ou que mudem uma letra do termo principal – como “lpva”, “detram” e assim por diante.

O Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC) da Receita Estadual tem recebido, em média, 20 denúncias semanais de cobranças falsas de imposto.

Uma alternativa segura é utilizar o aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual (disponível para download em Android e iOS) para fazer o pagamento. Ao confirmá-lo, certifique-se também de que a instituição destinatária esteja devidamente vinculada ao governo estadual, por exemplo, “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”. Não efetue pagamentos a empresas com nomes propositalmente enganosos, como “Pagamento Estadual de Trânsito Ltda” e “Recolhimentos Digitais Ltda”, por exemplo.

Maringa.Com, com informações da Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa