SAÚDE

Casos de influenza registram aumento no sul do Brasil

Campanha de vacinação para grupos prioritários teve início em 25 de março.

Casos de influenza registram aumento no sul do Brasil
Apesar do covid-19 representar apenas 27% dos casos de SRAG, o vírus continua responsável pela maior porcentagem de mortes causadas por síndromes respiratórias (73%). - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O sul do Brasil está entre as regiões que têm registrado aumento no número de casos de vírus sincicial respiratório (VSR) e de influenza, que corresponderam, respectivamente, a 35% e 21% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“Nas regiões nordeste, sul e sudeste, já vemos um aumento na circulação do vírus influenza entre todos os vírus que estão circulando nas últimas semanas”, informou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, em entrevista coletiva nesta terça-feira (2).

Apesar do covid-19 representar apenas 27% dos casos de SRAG, o vírus continua responsável pela maior porcentagem de mortes causadas por síndromes respiratórias (73%), seguido de influenza (18%) e VSR (7%).

Em Maringá, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários podem se vacinar contra o vírus da influenza desde o dia 25 de março, data do início da campanha anual de vacinação, que segue até 31 de maio.

Neste primeiro momento, podem receber a dose trabalhadores de saúde, professores dos ensino básico e superior, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, entre outros (confira todos os grupos prioritários).

Maringa.Com, com informações da Agência Brasil
Por Vanessa Santa Rosa