Casos de influenza registram aumento no sul do Brasil
Campanha de vacinação para grupos prioritários teve início em 25 de março.
O sul do Brasil está entre as regiões que têm registrado aumento no número de casos de vírus sincicial respiratório (VSR) e de influenza, que corresponderam, respectivamente, a 35% e 21% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
“Nas regiões nordeste, sul e sudeste, já vemos um aumento na circulação do vírus influenza entre todos os vírus que estão circulando nas últimas semanas”, informou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, em entrevista coletiva nesta terça-feira (2).
Apesar do covid-19 representar apenas 27% dos casos de SRAG, o vírus continua responsável pela maior porcentagem de mortes causadas por síndromes respiratórias (73%), seguido de influenza (18%) e VSR (7%).
- Dengue: mais 1,5 mil casos foram confirmados na Regional de Saúde de Maringá
- HU lança campanha de incentivo à doação de leite humano
Em Maringá, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários podem se vacinar contra o vírus da influenza desde o dia 25 de março, data do início da campanha anual de vacinação, que segue até 31 de maio.
Neste primeiro momento, podem receber a dose trabalhadores de saúde, professores dos ensino básico e superior, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, entre outros (confira todos os grupos prioritários).