GASTRONOMIA

Comida di Buteco 2024 em Maringá: confira os estabelecimentos participantes e suas receitas

Festival gastronômico é realizado entre os dias 5 e 28 de abril, com 25 receitas exclusivas. Saiba mais.

Comida di Buteco 2024 em Maringá: confira os estabelecimentos participantes e suas receitas
Ao longo de três semanas, público e jurados poderão visitar os estabelecimentos para votar em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. - Foto: Divulgação/Comida di Buteco

Maringá estreou, em abril do ano passado, no maior concurso gastronômico do país, que elege anualmente o Melhor Buteco do Brasil. O icônico Bar do Rafa, famoso pelo seu caldo de mocotó, consagrou-se como o Melhor Buteco de Maringá em 2023, de acordo com o público e os jurados, e concorreu ao título nacional na premiação final, realizada em São Paulo.

Ao longo de todo o ano, os bares participantes da primeira edição do Comida di Buteco em Maringá colheram os bons frutos do concurso, que apresentou os estabelecimentos ao grande público.

“Antes do concurso, a gente tinha um movimento tranquilinho. Depois, houve um boom. Dobrou o movimento”, conta Marcela Dourado Santos, do Severina Sabores do Nordeste.

Agora, os butecos da cidade se preparam para a segunda edição do concurso, que vai movimentar Maringá – e o Brasil – entre os dias 5 e 28 de abril. A competição acontece simultaneamente em mais de 1.100 bares espalhados em cerca de 40 cidades brasileiras, que integram os 27 circuitos do Comida di Buteco. Além de Maringá, outras três cidades paranaenses participam da competição: Londrina, Curitiba e São José dos Pinhais.

Este ano, serão 25 bares participantes na cidade, e cada um deles criou uma receita para competir. Ao longo de três semanas, público e jurados poderão visitar os estabelecimentos para votar em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.

O voto do público e jurados vale 50% cada. A cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Confira todos os participantes de Maringá na edição 2024 do Comida Di Buteco:

Atari Bar

A receita do estabelecimento Atari Bar, localizado na Avenida Prudente de Morais, 945 - Zona 7, é o Dadinho Crocante. Feito com tapioca com castanhas e grãos, o petisco ainda acompanha pasta de castanha de caju e melado de cana.

Bar do Bola

Bolinho Caipira é o petisco concorrente do Bar do Bola, localizado na Avenida Riachuelo, 247 - Zona 3. A receita é composta por pernil de porco moído acompanhado por geleia de abacaxi com pimenta.

Bar do Clebinho

A receita concorrente do Bar do Clebinho, localizado na Avenida Paranavaí, 697 - Zona 6, é o Bolinho de Costela recheado de queijo.

Bar do Ponce

O Bar do Ponce, localizado na Rua La Paz, 1055 - Vila Morangueira, concorre ao título de Melhor Buteco com Mini Coxinhas de Linguiça Defumada. A porção com oito unidades é recheada com linguiça especial da casa e queijo mussarela, além de acompanhar vinagrete de cebola e molho.

Bar do Rafa

Achadinho é a receita concorrente do Bar do Rafa, localizado na Avenida Colombo, 4764 - Zona 7. O prato, oposto do escondidinho, é composto por polenta e ragu especial da casa.

Bar Santa Fé

Localizado na Avenida Morangueira, 50 - Zona 7, o Bar Santa Fé concorre ao título de melhor Buteco de Maringá com o Torresmo Santa Fé, uma porção de torresmo crocante que acompanha mandioca cozida e molho da casa.

Budega do Vizinho

O estabelecimento Budega do Vizinho, localizado na Avenida Alziro Zarur, 919, participa do Comida di Buteco 2024 com a Manta de Linguiça Toscana. A receita, assada na churrasqueira, é uma linguiça aberta, temperada com especiarias e recheada com queijo.

Buteco do Kaká

O Caldo de Kenga, uma receita com caldo de mandioca, especiarias, frango desfiado e cebolinha, é o prato concorrente do Buteco do Kaká. O estabelecimento fica localizado na Avenida Colombo, 7282 - Zona 6.

Chapa Quente

A receita concorrente do Chapa Quente, localizado na Avenida Prudente de Morais, 925 - Zona 7, é o Mocotó de Garrão de Boi. Acompanha fatias de pão, farofa e molho.

Cine Bar

Rabada do Cine é o prato concorrente do Cine Bar, localizado na Avenida Brasil, 2843 - Zona 1. A tradicional receita é acompanhada por pão francês e polenta.

Empório do Espeto

A receita concorrente do Empório do Espeto, localizado na Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1674 - Zona 8, é o Crocante do Empório, porção composta por quatro espetinhos nos sabores frango, queijo coalho e carne, todos empanados.

Espetinho do Marcelo

Localizado na Avenida José Alves Nendo, 551 - Jardim São Silvestre, o Espetinho do Marcelo concorre ao título de melhor Buteco de Maringá com o Espetinho de filé mignon, queijo e bacon, uma junção dos três grandes sucessos do estabelecimento.

Joca Restô Bar

O Joca Restô Bar, localizado na Avenida São Paulo, 425 - Zona 1, concorre ao título de Melhor Buteco com Mini Pasteis do Joca. A porção, com cinco unidades, é recheada com carne seca, catupiry e pimenta jalapeño.

Michelitos

Cupimlitos é a receita concorrente do Michelitos, localizado na Avenida Doutor Alexandre Rasgulaeff, 5570 - Jardim Paraizo. O prato é composto por cinco bolinhos de puro cupim com cobertura de molho de bacon.

O Jabô Bar Jardim

O estabelecimento Jabô Bar Jardim, localizado na Avenida Humaitá, 465 - Zona 2, participa do Comida di Buteco 2024 com a Coxinha de pernil com barbecue. O recheio do salgado, empanado em farinha panko, é feito com pernil suíno desfiado.

Paraibar

O Mocofava, prato típico do nordeste composto por fava e mocotó, é a receita concorrente do Paraibar. O estabelecimento fica localizado na Avenida Tuiuti, 1881 - Parque Residencial Tuiuti.

Pescador Bar

A receita concorrente do Pescador Bar, localizado na Avenida Guaiapó, 3165 - Conjunto Habitacional Karina, é o Trio do Pescador - Sem exagero, composto por três espetinhos especiais e empanados.

Petiscaria Correa

A receita concorrente da Petiscaria Correa, localizada na Avenida Londrina, 917 - Zona 8, é o Bolinho de Linguiça com Queijo. Acompanha molho de pimenta.

Pikeno Bar e Restaurante

O Pikeno Bar e Restaurante, localizado na Avenida Paraná, 325 - Zona 1, concorre ao título de Melhor Buteco com o Bolinho de Carne Loka. A porção é composta por seis bolinhos e batata frita. Acompanha molhos.

Primos Bar

A receita do estabelecimento Primos Bar, localizado na Avenida São Paulo, 151 - Zona 7, é o Choripan do Primos, receita adaptada em espetinho.

Sal e Limão

Moela Raiz do Sal é o petisco concorrente do Sal e Limão, localizado na Avenida Cerro Azul, 1697 - Jardim Novo Horizonte. A receita é composta por um caldo de moela acompanhado de pão caseiro e pimenta.

Severina Sabor do Nordeste

A receita concorrente do Severina Sabor do Nordeste, localizado na Rua La Paz, 1240 - Vila Morangueira, é o Cangote Crocante. A porção é feita com filé de pescoço de galinha frito.

Toca do Peixe

A Toca do Peixe, localizada na Avenida Tuiuti, 1202 - Vila Morangueira , concorre ao título de Melhor Buteco com Ceviche da Toca, tradicional prato peruano com peixe marinado no limão e outras especiarias.

Toricos

A receita concorrente do Toricos, localizado na Praça Regente Feijó, 134 - Zona 2, é a Língua de Boi do Toricos. Acompanha fatias de pão e farofa.

Zanella

Panceta é a receita concorrente do Zanella, localizado na Avenida das Palmeiras, 2075 - Jardim Paris. O prato acompanha mandioca frita.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Comida di Buteco 2024.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento