SAÚDE

UBS ou UPA? Saiba onde buscar o atendimento ideal para cada caso de saúde

70% dos atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento poderiam ser realizados em Unidades Básicas de Saúde. Entenda.

UBS ou UPA? Saiba onde buscar o atendimento ideal para cada caso de saúde
Distinção é fundamental para direcionar corretamente os pacientes, garantindo que recebam a assistência adequada conforme a gravidade de sua condição médica. - Foto: Divulgação/PMM

Para otimizar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde têm destacado a diferença crucial entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Essa distinção é fundamental para direcionar corretamente os pacientes, garantindo que recebam a assistência adequada conforme a gravidade de sua condição médica.

"Compreender a diferença entre cada tipo de serviço de saúde é essencial para garantir uma resposta eficaz às necessidades médicas da população. Reforçar o papel das UBSs como ponto de entrada para cuidados de saúde primários pode reduzir filas e garantir um atendimento mais ágil para aqueles que realmente necessitam de cuidados urgentes", enfatiza o Secretário de Saúde de Maringá, Clóvis Melo.

A UBS é reconhecida como a principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), destinada a atender casos que não requerem intervenção imediata ou que não representam urgências médicas graves. Aqui, são atendidos pacientes com sintomas menores, como febre moderada, dores leves, curativos simples, administração de medicamentos, vacinações de rotina, além da realização de exames básicos e testes diagnósticos, incluindo os de Covid-19. Por exemplo, um paciente com febre leve ou uma necessidade de consulta médica para um resfriado comum seria direcionado à UBS. Clique aqui e confira o horário de atendimento e endereço das UBSs de Maringá.

Por outro lado, as UPAs são destinadas a casos que demandam atenção médica imediata e são caracterizadas por sua capacidade de lidar com emergências médicas e situações mais complexas. Aqui, são tratadas condições como febre alta, suspeita de fraturas, sintomas de infarto ou AVC, além de acidentes graves e outras emergências médicas agudas. As UPAs operam 24 horas por dia, sete dias por semana, para garantir o atendimento ininterrupto a pacientes em estado crítico. Por exemplo, um paciente com sinais de infarto cardíaco ou com uma fratura exposta seria encaminhado diretamente para uma UPA.

Além disso, é importante ressaltar que nas UPAs ocorre uma triagem inicial, onde os pacientes são categorizados de acordo com a gravidade de sua condição, através de um sistema de cores que indica a urgência do atendimento. Essa classificação permite priorizar pacientes com condições mais sérias, garantindo que recebam tratamento imediato.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento