GERAL

Boletos pagos podem ser compensados no mesmo dia, determina Febraban

Mudança entrou em vigor no dia 15 de março, mas prazo para adesão depende de cada instituição financeira. Entenda.

Boletos pagos podem ser compensados no mesmo dia, determina Febraban
Apenas em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas via boletos. - Foto: Reprodução/Fácil 123

Um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, o boleto bancário, passa a ter um processamento mais ágil. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), determinou que os boletos pagos até 13h30 sejam compensados no mesmo dia útil.

A mudança entrou em vigor no dia 15 de março, mas o prazo de adesão varia para cada instituição financeira. A medida terá impacto somente para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro no mesmo dia. No caso do e-commerce, por exemplo, o processo de entrega será agilizado tanto de mercadorias como de serviços.

“No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0”, avaliou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

Disponível desde 1994, o boleto bancário é um documento para recebimento e cobrança entre empresas e clientes. Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões.

Maringa.Com, com informações do Infomoney.
Por Gabrielle Nascimento