GERAL

Projeto de lei propõe viabilizar instalação de Batalhão Metropolitano em Sarandi

Foram propostos cargos de coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado no município. Entenda.

Projeto de lei propõe viabilizar instalação de Batalhão Metropolitano em Sarandi
De acordo com o projeto, a ativação das vagas será formalizada por decreto e, posteriormente, concurso público. - Foto: Divulgação/AEN

A instalação do Batalhão Metropolitano da Polícia Militar em Sarandi avançou mais uma etapa com o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa, pelo Governo do Paraná, propondo a criação de 273 cargos a mais nos quadros de oficiais e praças da PM. O projeto visa a criação do 32º Batalhão em Sarandi, que já tem terreno definido pela prefeitura do município.

Os cargos propostos pelo projeto de lei envolvem coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado. De acordo com o projeto, a ativação das vagas será formalizada posteriormente, por decreto, de acordo com os critérios de oportunidade e conveniência e observando a disponibilidade orçamentária e financeira.

“Sempre que se abre um novo batalhão, fazemos o pedido de criação de vagas para atender essa nova estrutura, como é o caso de Sarandi. O preenchimento será feito via concurso público, que está em processo de elaboração”, explicou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. O 4º BPM, de Maringá, atende atualmente 718.057 habitantes e uma área de quase 3 mil quilômetros quadrados.

Com 32º BPM, as cidades de Mandaguaçu, Marialva, Paiçandu e Sarandi, que reúnem uma população de 237.725 habitantes, passam ao novo batalhão, que deve ocupar inicialmente a sede da 4ª Companhia do 4º BPM.

Com isso, o 4º BPM vai atender exclusivamente Maringá, cidade mais populosa e que ocupa uma área de 486 quilômetros quadrados, dentro da área de abrangência do 3° Comando Regional da PMPR.

Prefeitura de Sarandi
Por Gabrielle Nascimento