CULTURA

Encontro de Mulheres na Capoeira será realizado nos dias 22 e 23 de março em Maringá

Atividades são gratuitas e as inscrições para oficinas podem ser realizadas até esta quarta-feira (20). Saiba mais.

Encontro de Mulheres na Capoeira será realizado nos dias 22 e 23 de março em Maringá
O Centro Cultural Sucena é uma instituição cultural, social e desportiva sem fins lucrativos, que atua desde 1989 em Maringá. - Foto: Ana Rodes

Nos dias 22 e 23 de março o Centro Cultural Sucena promove a sexta edição do Encontro de Mulheres na Capoeira, que este ano tem parceria com a Funarte e o Ministério da Cultura, por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas. O objetivo é promover integração e troca de saberes, por isso mestras de vários lugares do país estarão presentes, como Mestra Janja, da Bahia; Mestra Fatinha e Regina do Jongo, de Guaratinguetá (SP); Mestra Nagô (SP) e Mestra Kelly (MG).

As atividades terão início na sexta-feira (22) à noite com apresentações das oficineiras convidadas, roda de capoeira e samba de roda. No sábado (23), as ações começam a partir das 7h30 com café da manhã e prosseguem das 9h às 12h com oficinas de capoeira e roda e das 13h30 às 17h com oficinas e a palestra da bióloga maringaense Carol Pera. Às 20h, haverá apresentação do Coletivo Salve as Marias e confraternização.

“Esse é um encontro de integração, troca de saberes, acolhimento, união, confraternização, fortalecimento e muito aprendizado. Temos o objetivo de valorizar, trocar experiências, evidenciar e apoiar práticas positivas, fortalecendo cada vez mais a autonomia e o protagonismo das mulheres, dentro e fora das rodas de capoeira”, explica a contramestra Lissandra Sucena.

Também estará disponível para visitação na sede do Sucena a exposição “Conexão de poder”, projeto autoral da artista e fotógrafa Juliana Linhares Camargo, que visa empoderar pessoas pretas e colocar todas as pessoas envolvidas, inclusive quem está por trás das câmeras, em contato com a ancestralidade africana. No sábado (23), o evento terá Feira Afro-Empreendedora, com venda de produtos artesanais.

Para participar das atividades, a organização irá receber inscrições para as oficinas até amanhã (quarta-feira, dia 20), através deste link, mas para as apresentações culturais da abertura, visita à exposição e palestra a inscrição pode ser feita na hora. Para assistir aos shows não precisa de inscrição. Qualquer pessoa pode participar. Será fornecido certificado das oficinas e é possível optar por ter o acompanhamento de um intérprete de libras.

O Centro Cultural Sucena é uma instituição cultural, social e desportiva sem fins lucrativos, que atua desde 1989 em Maringá. É reconhecida como um ponto de cultura nacional e tem utilidade pública municipal desde 2006. O espaço sede do grupo é um ponto de cultura que está de portas abertas desde 2007. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do grupo, no @grupo.sucena.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento