EDUCAÇÃO

Maringá está entre as cinco cidades paranaenses que terão campus do Instituto Federal

Nova estrutura vai oferecer cursos profissionalizantes e tecnológicos integrados ao ensino médio para jovens e adultos.

Maringá está entre as cinco cidades paranaenses que terão campus do Instituto Federal
Anúncio foi realizado nesta terça-feira (12), em Brasília. - Foto: Divulgação

Maringá está entre as cidades contempladas pelo Governo Federal e ganhará uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, estrutura especializada em ensino profissional e tecnológico. O município já trouxe o instituto para Maringá, que oferta cursos em espaços da Prefeitura, e atuava para a construção da sede própria e ampliação das vagas.

Ao todo, apenas cinco cidades do Paraná ganharão novas unidades da rede federal de educação profissional. O prefeito Ulisses Maia destacou a importância da obra para ampliar o acesso da comunidade à educação profissional e ao ensino profissionalizante.

“É um avanço histórico para a nossa cidade, principalmente para a juventude. Com o Instituto Federal, vamos ampliar o acesso de jovens e adultos à educação superior, básica e profissional, além de garantir que eles aprendam uma profissão e possam se destacar no mercado de trabalho”, afirmou.

A gestão municipal trouxe o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) para Maringá em 2022. A unidade, que oferta alguns cursos no Centro de Capacitação da Prefeitura, opera por meio de um Termo de Acordo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho com o município. A partir de agora, com a construção da estrutura, haverá ampliação dos cursos, com a criação de novas vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento